A GM do Mercosul está planejando novidades para o mercado sul americano. Aproveitando as comemorações dos 45 anos do Campo de Provas da marca em São Paulo, a aposta principal parece ser em tecnologias inovadoras de conectividade, segurança e eficiência energética, além de veículos inéditos que devem chegar com cada vez mais facilidade a bordo.
Exemplo disso é o mais recente lançamento da montadora, o Cruze Permier. O veículo é o primeiro com Wi-Fi nativo a bordo do mercado. A tecnologia exclusiva da Chevrolet proporciona conexão automática de alta velocidade para até sete dispositivos simultaneamente e a possibilidade de serviços conectados na tela do veículo.
"Estamos acostumados a acessar o Wi-Fi em casa, no trabalho, no restaurante. Por que não no carro? Estudos mostram que o brasileiro é um dos mais conectados do mundo e passa, na média, duas horas e meia por dia no trânsito em grandes centros. O Wi-Fi a bordo muda completamente a experiência do usuário no automóvel", afirma Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
A facilidade começa quando o condutor não precisa usar o plano de dados do smartphone para acessar a internet. O usuário do Cruze Premier ainda tem à disposição uma intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. A Claro é a empresa de telecomunicações provedora do sinal para o Wi-Fi dos veículos Chevrolet que oferece pacotes a partir de R$ 29,90.
"Isso acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de sombra, como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão - e quanto maior a velocidade de deslocamento, maior é a percepção de estabilidade de sinal que se tem a bordo do Chevrolet com Wi-Fi", explica Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM. No caso do Cruze Premier, o sistema Wi-Fi é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo.
Outra melhoria para o Cruze Premier foi no sistema multimídia Mylink, que agora é de nova geração. Através da tela de oito polegadas é possível acessar navegação conectada, manual do proprietário digitalizado e ícone para agendamento online de revisão. Além de permitir pareamento Bluetooth simultâneo até dois celulares, traz mais uma entrada USB no console dianteiro, carregamento wireless e introduz o sistema para reconhecimento do motorista.
Visual
No quesito design, o Cruze Premier traz novos para-choque, luzes auxiliares e grade. A tradicional gravata Chevrolet agora está mais centralizada verticalmente. As grades trazem novos elementos estéticos internos, alusivos à tecnologia. Na versão Sport6, o destaque fica por conta dos apliques customizados nas extremidades do para-choque que acomodam as luzes auxiliares, conferindo um aspecto mais agressivo.
As rodas de aro 17 são exclusivas da versão Premier e trazem acabamento diamantado na superfície e pintura escurecida na parte interna. Um friso cromado na base da área envidraçada ressalta a linha de cintura elevada do carro.
O novo Cruze Premier chega às concessionárias Chevrolet do Brasil a partir de setembro nas opções sedã e Sport6. Os preços devem ser divulgados também no próximo mês.