Estado de Minas

Confira os 10 carros mais vendidos e seus níveis de segurança

Listamos os 10 carros mais vendidos do mês de Julho e suas pontuações nos testes da Latin NCAP


postado em 08/08/2019 11:23

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou recentemente o número de emplacamentos realizados no mês de Julho, que teve alta de 8,82% em relação a junho com o emplacamento de 232.243 automóveis e comerciais leves. Na lista dos carros mais vendidos, o Chevrolet Onix continua como líder isolado de vendas e caminha para o quinto ano consecutivo nessa posição, em segundo lugar ficou o Hyundai HB20 seguido de perto pelo Ford Ka. Mas e quanto ao nível de segurança? Será que os líderes do mercado oferecem uma boa proteção ao motorista e os demais ocupantes? Preparamos uma lista com os resultados dos testes de segurança, realizados pela Latin NCAP, dos 10 modelos mais vendidos do mês de Julho. Confira:

1. Chevrolet Onix 
O Onix superou a polêmica dos testes antigos e recebeu melhorias estruturais(foto: Latin NCAP/Divulgação)
O Onix superou a polêmica dos testes antigos e recebeu melhorias estruturais (foto: Latin NCAP/Divulgação)
 
Lançado em 2012, o Onix precisou de apenas 3 anos de mercado para se tornar o líder de vendas, mas seu resultado no Latin NCAP não fez juz ao sucesso, o primeiro teste do hatch foi bastante polêmico por obter 0 em colisões laterais. “O Onix mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura", disse a entidade. Diante da repercussão negativa, a General Motors (GM) patrocinou um novo teste para o Onix, que passou por melhorias estruturais e conseguiu alcançar 3 estrelas para adultos e crianças. 
Adultos: 20.24 max. 34.00 - 3/5 estrelas
Crianças: 32.59 max. 49.00 - 3/5 estrelas 
Preço sugerido: A partir de R$ 46.590
Emplacamentos (em Julho/2019): 20.071 unidades
Emplacamentos acumulados (até Julho/2019): 136.974 unidades

2. Hyundai HB20
O HB20 representou sua versão sedã e obteve bons resultados(foto: Latin NCAP/Divulgação))
O HB20 representou sua versão sedã e obteve bons resultados (foto: Latin NCAP/Divulgação))
 
Em outubro de 2012 a Hyundai começou a vender no Brasil seu primeiro carro "popular", feito na inédita fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo. O resultado foi um sucesso, o HB20 deu início a nova linha HB, que significa "Hyundai Brasil", e foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil, e para criar o elogiado design, uma equipe de designers morou um ano em território nacional, com direito à algumas do próprio Casey Hyun, designer-chefe da empresa. Na Latin NCAP, o atual vice-líder representou tanto a versão hatch quanto seu irmão sedã nos testes, e obteve resultados muito bons principalmente para adultos. 
Adultos: 13.80 max. 16.00 - 4/5 estrelas
Crianças: 34.52 max. 49.00 - 3/5 estrelas 
Preço sugerido: A partir de R$ 44.490
Emplacamentos (em Julho/2019): 9.205 unidades
Emplacamentos acumulados (até Julho/2019): 62.199 unidades

3. Ford Ka
O Ford Ka também teve que superar os resultados negativos para melhorar a pontuação(foto: Latin NCAP/Divulgação))
O Ford Ka também teve que superar os resultados negativos para melhorar a pontuação (foto: Latin NCAP/Divulgação))
 
Talvez o que mais chame atenção no Ka, é a sua evolução. Lançado em 1997 no Brasil, o modelo foi lançado como um microcarro de duas portas, e permaneceu nesse formato durante muitos anos. Em 2014, foi lançada a terceira geração, agora um hatch de 4 portas com dimensões maiores do que as antigas versões e pronto para brigar pela liderança do mercado. O Ka foi avaliado em 2017, conseguindo um decepcionante resultado de 0 estrela para o adulto. Diante do fracasso, a Ford fez reforços estruturais para a proteção dos impactos laterais no pilar B e elementos de absorção de energia nas portas para a proteção dos adultos, essas melhorias estão presentes a partir do modelo 2018. 
Adultos: 22.83 max. 34.00 - 3/5 estrelas
Crianças: 35.41 max. 49.00 - 4/5 estrelas 
Preço sugerido: A partir de R$ 45.590
Emplacamentos (em Julho/2019): 9.076 unidades
Emplacamentos acumulados (até Julho/2019): 59.723 unidades

4. Chevrolet Prisma
O sedã da Chevrolet foi representado pelo Onix, portanto, tiveram as mesmas pontuação (foto: Latin NCAP/Divulgação))
O sedã da Chevrolet foi representado pelo Onix, portanto, tiveram as mesmas pontuação (foto: Latin NCAP/Divulgação))
 
O Prisma foi lançado em 2006, e tinha seu design inicial derivado do Celta. Em 2013, foi lançada a segunda e atual geração, com um design maior e mais moderno, agora montado na plataforma do Onix, no qual compartilhará o nome na próxima geração. O Onix representou o Prisma nos testes de colisão, portanto os resultados foram os mesmos para os dois modelos.  
Adultos: 20.24 max. 34.00 - 3/5 estrelas
Crianças: 32.59 max. 49.00 - 3/5 estrelas 
Preço sugerido: A partir de R$ 49.990
Emplacamentos (em Julho/2019): 8.377 unidades
Emplacamentos acumulados (até Julho/2019): 49.223 unidades

5. Renault Kwid
Equipado com 4 airbags, o Kwid conseguiu alcançar 3 estrelas para adultos e crianças(foto: Latin NCAP/Divulgação))
Equipado com 4 airbags, o Kwid conseguiu alcançar 3 estrelas para adultos e crianças (foto: Latin NCAP/Divulgação))
 
O pequeno hatch subcompacto da Renault chegou no mercado em 2017, e foi um grande sucesso. Pequeno, ágil e econômico, o modelo é uma das melhores escolhas para o uso urbano, principalmente levando em conta o preço, é o mais barato da lista. Na Latin NCAP, o Kwid mostrou que tamanho não é documento e equipado com 4 airbags, teve bons resultados nos testes, embora o teste com poste não tenha sido realizado.
Adultos: 22.85 max. 34.00 - 4/5 estrelas
Crianças: 33.87 max. 49.00 - 3/5 estrelas 
Preço sugerido:  A partir de R$ 33.290
Emplacamentos (em Julho/2019): 8.070 unidades.
Emplacamentos acumulados (até Julho/2019): 48.590

 6. Volkswagen Gol
O Gol foi testado em Agosto 2010, há exatos 9 anos atrás. Desde então, nunca mais foi testado (foto: Latin NCAP/Divulgação))
O Gol foi testado em Agosto 2010, há exatos 9 anos atrás. Desde então, nunca mais foi testado (foto: Latin NCAP/Divulgação))
 
Durante incríveis 26 anos, o Gol se manteve no topo da lista de carro mais vendido do país, e apesar de não estar mais como líder de vendas ainda possui seu lugar entre os 10. Infelizmente, o resultado do Gol não foi nada animador, o modelo foi testado em 2010, e alcançou uma pontuação baixa se comparada à concorrência,   Os airbags do motorista e do ocupante da frente ofereceram uma boa proteção à cabeça. A proteção do peito do motorista foi, no entanto, marginal e foram achadas estruturas perigosas na área do painel que poderiam impactar nos joelhos do ocupante. A proteção da parte baixa das pernas do motorista foi pobre, devido aos altos níveis de deslocamento dos pedais e a atuação pobre do compartimento para pés e o chão. Somente a versão melhor equipada deste carro (pack III) conta com airbags; portanto, as versões menos equipadas não têm. Como o teste foi realizado a quase 10 atrás, é bem possível que as versões mais recentes do gol tenham sofrido melhorias na segurança mas não temos como comprovar até que um novo teste seja realizado.
Adultos: 10.01 max. 16.00 - 3/5 estrelas 
Crianças: 21.16 max. 49.00 - 2/5 estrelas
Preço sugerido:  A partir de R$ 47.020
Emplacamentos (em Julho/2019): 7.275 unidades.
Emplacamentos acumulados (até Julho/2019): 45.578 unidades

7.Fiat Strada (não testado)
A picape leve ainda não foi testada pela entidade, apesar de ser a mais vendida da categoria(foto: Fiat/Divulgação)
A picape leve ainda não foi testada pela entidade, apesar de ser a mais vendida da categoria (foto: Fiat/Divulgação)
 
Apesar de estar entre os 10 mais vendidos no geral e ser o líder de vendas dos comerciais leves, o Fiat Strada ainda não foi testado pela Latin NCAP. No mercado há mais de 20 anos, a picape traz tudo que seu público-alvo deseja: um carro robusto com manutenção acessível capaz de entregar cargas pequenas de maneira rápida, sobretudo em trajetos urbanos.
Preço sugerido: a partir de R$ 47.990.
Emplacamentos (em Julho/2019): 7.021 unidades
Emplacamentos acumulados (até Julho/2019): 43.331 unidades

8. Fiat Argo
O Argo foi recentemente testado e representou seu irmão sedã, o Cronos(foto: Latin NCAP/Divulgação))
O Argo foi recentemente testado e representou seu irmão sedã, o Cronos (foto: Latin NCAP/Divulgação))
 
Após o fim da fabricação do Palio, Punto e Bravo, o Argo chegou para substituir esses 3 modelos e com a missão de disputar o posto de carro mais vendido. Apesar de ainda estar longe do pódio, o hatch da Fiat é um dos melhores modelos da categoria, a grande aposta da Italiana está no interior do carro, onde promete um nível de acabamento e qualidade acima do padrão que a montadora utilizou até 2017. Recentemente, tanto o Argo quanto seu irmão sedã foram testados na latin ncap, e ambos chegaram a 3 estrelas para adultos e 4 para crianças.
Adultos: 24.41 max. 34.00 - 3/5 estrelas
Crianças: 37.47 max. 49.00 - 4/5 estrelas 
Preço sugerido: A partir de R$ 48.990
Emplacamentos (em Julho/2019): 6.610 unidades
Emplacamentos acumulados (até Julho/2019): 42.820 unidades

9. Fiat Toro
A picape obteve 4 estrelas para adultos e crianças, mas a expectativa era maior(foto: Latin NCAP/Divulgação))
A picape obteve 4 estrelas para adultos e crianças, mas a expectativa era maior (foto: Latin NCAP/Divulgação))
 
A Fiat Toro ocupa o segundo lugar de sua categoria, ficando atrás apenas da Strada. O resultado nos testes foi bom, mas a expectativa era maior, principalmente quando comparado à concorrência, que tem modelos mais baratos e com melhores resultados. Mas no geral, a picape não decepciona e garante uma ótima proteção para seus ocupantes. 
(Testado pela Euro NCAP)
Adultos: 29.40 max. 34.00 - 4/5 estrelas
Crianças: 36.90 max. 49.00 - 4/5 estrelas
Preço sugerido:  A partir de R$ 92.990,00
Emplacamentos (em Julho/2019): 6.212 unidades
Emplacamentos acumulados (até Julho/2019): 34.811 unidades
 
10. Volkswagen Polo
O Polo obteve a melhor pontuação da lista, alcançando o máximo de estrelas para adultos e crianças(foto: Latin NCAP/Divulgação))
O Polo obteve a melhor pontuação da lista, alcançando o máximo de estrelas para adultos e crianças (foto: Latin NCAP/Divulgação))
 
Relançado há apenas 2 anos no mercado brasileiro após ser descontinuado em 2014, o Polo voltou à tona com tudo, e atualmente é o segundo mais vendido da marca alemã. O compacto se destaca pela tecnologia e os motores eficientes, sendo o único do segmento a dispor de um painel totalmente digital e configurável. No geral, os carros da Volkswagen tem excelentes resultados, e com o Polo não foi diferente, o hatch da marca alemã alcançou o máximo de estrelas tanto para adultos quanto para crianças, os airbags frontais e de tórax garantiram uma ótima proteção para os passageiros, e também ganhou o prêmio Advanced Award de proteção de pedestres e tecnologia de frenagem de colisão múltipla.
Adultos: 32.13 max. 34.00 - 5/5 estrelas
Crianças: 43.00 max. 49.00 - 5/5 estrelas 
Preço sugerido:  A partir de R$ 53.590
Emplacamentos (em Julho/2019): 6.199 unidades
Emplacamentos acumulados (até Julho/2019): 38.223 unidades

Como funcionam os testes?
A classificação é baseada no número de estrelas, que vai de 0 a 5, e uma pontuação numérica para ocupantes adultos (até 16 pontos de 2010 a 2012; até 17 pontos de 2013 a 2015 e até 34 pontos de 2016 em diante) e crianças (até 49 pontos). Quanto maior a pontuação e o número de estrelas, maior será a segurança do veículo. Para simular os passageiros, são utilizados bonecos de teste chamados de dummies, 2 dummies são posicionados nos bancos da frente, com estatura média de um adulto, e mais 2 atrás com tamanho de uma criança de 18 meses.
No teste de colisão frontal, o carro atinge em uma barreira deformável (que simula um outro veículo) a 64 km/h, e no teste de colisão lateral, o carro, que se encontra parado, é atingido a 50 km/h por um carrinho que conta com outra barreira montada na frente.
O número de estrelas não é determinado apenas pelo desempenho nos testes de colisão ou número de pontos, a segurança ativa e a presença de equipamentos de segurança nos modelos testados também é determinante para maiores resultados. 

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