Estado de Minas DUAS RODAS

Nova Africa Twin: maior e mais confortável

A big trail da Honda tem opção para quem quer passar mais tempo na estrada


postado em 15/07/2019 11:51 / atualizado em 15/07/2019 12:07

Foto: Honda/ Divulgação
Foto: Honda/ Divulgação
 
A Honda apresentou a nova CRF 1000L Africa Twin 2020. O modelo, on e off road, recebeu melhoria em todas as versões e ganhou uma nova. Mais voltada para quem gosta de viagens mais longas com mais conforto e maior capacidade no tanque de combustível, a Adventure Sport. Cada opção da motocicleta conta ainda com uma versão voltada para quem passa muito tempo na pista, a Travel Edition, com dois bagageiros laterais e um baú atrás, exceto a Adventure Sport, que dispensa o bagageiro.

Com preços que partem dos R$ 57.990 e chegam aos R$ 69.990, a nova motocicleta ganhou também mais tecnologias e facilidades com os quatro modos de condução, disponível em todas as versões. Três com configurações pré-definidas, como é o caso do modo Tour, com nível de potência máximo (1), nível de freio a motor médio (2) e HSTC atuante (6). Já o Urban aumenta o nível de potência para 2 (médio), o nível de freio a motor permanece o mesmo (2) e o HSTC também muito atuante (6).

Enquanto isso, o modo Gravel diminui a potência (3), eleva o nível do freio a motor ao mínimo (3) e permanece com o HSTC no muito atuante (6), dando assim uma melhor experiência off-road. O terceiro e último modo de condução é o User, que permite que o piloto possa selecionar e salvar sua combinação preferida nos três parâmetros. As escolhas neste último modo permanecem mesmo após a Africa Twin ser desligada e ligada novamente.

Outra mudança apresentada pela Honda para a nova motocicleta é em relação ao chassi. Agora o motor é uma parte independente de todo o suporte e fica localizado no berço semi-duplo da Africa Twin, que é composto de tubos de aço, o que ajuda no percurso rodoviário em velocidades elevadas e na necessária agilidade e resistência da moto em uso fora da estrada.

Mas as diferenças entre o modelo convencional e a versão Adventure Sport da Africa Twin começam pela suspensão. Enquanto a opção mais geral conta com a suspensão dianteira de 230 mm, a AS dispõe de 252 mm de curso. Já a suspensão traseira dá conta de 220 mm na versão normal e de 240 mm para a esportiva. A altura do solo também é diferente. A Africa Twin tradicional tem 251 mm enquanto a Adventure Sport é mais alta com 271 mm.

Outro ponto positivo da versão mais esportiva é o aumento no tanque de combustível, que comparado às versões tradicionais tem 5,4 litros a mais totalizando 24,2 litros de capacidade contra 18,8 da comum.

Em questão de motorização, a mudança não foi muita. O mesmo populsor de 999,1 cc com oito válvulas bicilíndrico paralelo continua, mas com melhorias. Com isso, os 90,2 cv de potência existentes passam a ser 94,6 cv a 7.500 rpm, enquanto o torque máximo subiu de 9,3 kgfm para 9,7 kgfm a 6 mil rpm.

Versão comemorativa
A primeira versão da Africa Twin foi lançada há pouco mais de 30 anos. A XRV 650 Africa Twin já trazia o gosto que todo apaixonado por aventura sobre duas rodas conhece bem. E, de acordo com a Honda, as novas versões prometem reacender essa chama. Todas as opções 2020 da motocicleta trazem um emblema que reafirma esse orgulho da marca.

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