Estado de Minas

Purosangue - o que esperar do primeiro SUV da Ferrari?

Empresa italiana se rendeu e vai lançar seu carro utilitário, mas não quer que ele seja chamado de SUV


postado em 12/07/2019 13:15 / atualizado em 08/08/2019 12:28

Imagem conceitual do futuro SUV da Ferrari(foto: Fabio Puddu)
Imagem conceitual do futuro SUV da Ferrari (foto: Fabio Puddu)

Em 2016, o então diretor executivo da Ferrari, Sergio Marchionne, declarou em uma entrevista ao Bloomberg que não queria saber de nenhum veículo todo-terreno em sua linha de esportivos. Porém, no ano seguinte, Marchionne voltou atrás e confirmou durante um discurso na Bolsa de Valores de Nova York que a Ferrari está comprometida com os planos de fazer um “FUV” (Ferrari Utility Vehicle) e afirmou que a novidade seria oficialmente anunciada por volta do final de 2019 ou início de 2020. No entanto, o cenário mudou após o falecimento de Sergio Marchionne em 2018 e a nomeação de Louis Carey Camilleri como novo CEO, agora previsão de lançamento ficou para 2022. Ainda em 2018, o veículo foi batizado de Purosangue e Camilleri ressaltou de que não se tratava de um simples SUV, e sim de uma Ferrari para múltiplas ocasiões e passageiros. "Esta palavra (SUV), eu não quero ouvi-la na mesma frase que Ferrari," afirmou o executivo durante uma apresentação estratégica da empresa.

Primeiros detalhes foram revelados pelo CEO Louis Carey Camilleri (foto: Ferrari/Divulgação)
Primeiros detalhes foram revelados pelo CEO Louis Carey Camilleri (foto: Ferrari/Divulgação)

Segundo o atual CEO, a Ferrari planeja um volume de produção limitado para preservar a exclusividade do veículo, os clientes poderão escolher uma versão normal com motor a combustão ou uma variante híbrida e possuirá transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Utilizando a nova plataforma com motor central-dianteiro, o Purosangue terá distância maior do solo que os atuais modelos da italiana, mas não se trata de um veículo off-road. Além disso, o FUV terá um design que vai “esconder” o fato de que possui 4 portas e provavelmente receberá uma cabine remodelada, com novo painel de instrumentos, volante e sistema multimídia, que também deve ser utilizado em futuros lançamentos.

 

Rumores sugerem que será mais potente que Urus

 A revista inglesa Car and Driver afirma ter recebido informação de fontes indicando que o novo modelo italiano será o carro mais potente do segmento SUV, superando inclusive o motor V8 de 4 litros e 641 CV do Lamborghini Urus. A Ferrari ainda não se pronunciou oficialmente sobre o motor que será utilizado no futuro veículo.

 

Flagra em testes

Prototipo do Purosangue foi flagrado em vídeo(foto: Supercar News/YouTube)
Prototipo do Purosangue foi flagrado em vídeo (foto: Supercar News/YouTube)

Em outubro de 2018, o canal do Supercar News do YouTube conseguiu imagens do que seria um protótipo camuflado do Purosangue, que estava sendo utilizado em uma zona de testes, o motorista parecia distraído e não se deu conta de que estava sendo gravado, o que rendeu alguns segundos de imagens do projeto. A carcaça é basicamente a mesma do GTC4Lusso, mas conta com uma suspensão mais alta e caixa de rodas mais alargada. Vale lembrar de que se trata de uma mula de testes, ou seja, essa não vai ser a aparência do Purosangue, mas provavelmente algo que deve servir com inspiração para o modelo final.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação