A Audi tem como aposta no mundo dos elétricos um veículo produzido em série sem abrir mão do design inconfundível da marca. Com a eficiência como prioridade, a aerodinâmica do E-Tron é bem planejada e mais avançada do que outros modelos da marca, como o Q3. A característica esportiva e a excelente aerodinâmica é a posição baixa e central na qual o sistema de baterias é instalado.
O design futurista fica a cargo dos “espelhos” retrovisores, que são câmeras de alta resolução que permitem ao motorista ter uma visão externa passada em uma tela na parte superior da porta, que serve para os dois retrovisores externos, o que pode ser estranho para quem tem costume de dirigir carros convencionais.
O sistema de baterias possui uma autonomia aproximada de 408 quilômetros, com motorização de 360 cv e 57,2 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Com uma capacidade de carga de até 150 kW em estações de recarga rápida, ele encara novos estágios de longas distâncias após 30 minutos.
Sua tecnologia dos freios, através do sistema de freios regenerativos, possibilita economizar 30% da autonomia do modelo. Esse sistema de economia é o primeiro utilizado em veículo elétrico produzido em série. Para o Brasil, o modelo ainda não tem data de chegada confirmada, mas a expectativa é que ocorra até 2020. Para termos uma ideia de preço, na Europa, o modelo está custando 82.600 euros, um valor gira em torno dos R$ 363,3 mil.
Em contrapartida, Jaguar I-PACE chega como uma opção de luxo e larga na frente no mercado brasileiro. Isso porque já aterrissou em terras brasileiras, custando R$ 437 mil, é um luxo no design e tecnologia de ponta para poucos. O modelo é o primeiro veículo 100% da Jaguar e possui uma autonomia incrível de 470 quilômetros, com dois motores elétricos, e sua força está nos 400 cavalos de potência e 71 mkgf, conseguindo ir de zero a 100 km em apenas 4,8 segundos e chegar até 200 km/h.
O I-PACE é um SUV que, devido a ausência de som do motor, a Jaguar projetou o sistema exclusivo Audible Vehicle Alert System (AVAS), que atua como uma nova forma de chamar a atenção de pessoas cegas, com a visão comprometida e pedestres mais vulneráveis sempre que um veículo elétrico se aproxima em baixa velocidade.
Esse projeto cumpre a legislação que em breve entrará em vigor em todo o mundo. Os engenheiros da Jaguar desenvolveram um som que pode ser ouvido a uma velocidade de 20km/h ultrapassando os 56dB(A), mínimos exigidos pela legislação europeia - a mais rígida do mundo -, para todos os veículos elétricos lançados a partir deste mês.