Estado de Minas SERVIÇO

Mês de férias, atenção redobrada

Antes de colocar a família no veículo, é preciso verificar o bom funcionamento do carro. Na estrada, o cuidado é essencial


postado em 08/07/2019 09:30 / atualizado em 08/07/2019 16:20

É importante respeitar o limite de velocidade. Principalmente em trechos urbanos. Foto: Peu Ricardo / DP Foto
É importante respeitar o limite de velocidade. Principalmente em trechos urbanos. Foto: Peu Ricardo / DP Foto
 
 
Julho é férias para a maioria dos brasileiros, principalmente para os estudantes, e nada combina melhor com folga do que viajar. Mas, para garantir que o momento de lazer não se transforme em uma dor de cabeça, vale ficar atento a algumas dicas para seguir viagem tranquilo.
 
Tudo começa pelo veículo. Não adianta colocar o pé na estrada se o meio de transporte não estiver em perfeito funcionamento. Além do risco de acidentes, existe ainda a possibilidade do carro apresentar algum defeito e você ficar parado na pista. Isso pode estragar as férias de qualquer um, não é mesmo? De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, no período de julho de 2018,o órgão atendeu 287 ocorrências de auxílios prestados nas estradas do estado, dentre elas, diversas por veículos quebrados.
 
Esses números refletem a importância de uma boa revisão. A começar por itens de segurança, mas que podem ser facilmente ajustados, como é o caso de calibrar os pneus de forma correta. Essa prática, além de deixar o carro mais equilibrado e preparado para levar uma carga maior, também contribui na economia de combustível. Para descobrir como deve ser feita a calibragem é só conferir o manual do carro ou, em alguns casos, na tampa do tanque de combustível.
 
Mas, não é só porque a calibragem dos pneus ajudam no balanceamento, que isso não deve ser checado na revisão antes de colocar o pé na estrada. Um carro desalinhado gasta mais pneus, além de prejudicar a direção em velocidades mais altas, aumentando o risco de acidentes. Ainda segundo a PRF, em julho no ano passado, foram registradas 2018 ocorrências de acidentes nas BRs em Pernambuco.
 
A parte elétrica é algo de extrema importância, principalmente para quem prefere viajar à noite. Por isso, averiguar se faróis, lanterna e baterias estão funcionando corretamente deve estar no topo do check list. Conferir se todas as luzes estão funcionando corretamente já é de grande ajuda e fácil de ser feito. É só pedir o auxílio de alguma pessoa e testar todas elas.

Responsabilidade
 
Mas, não é só de um bom carro que é feita uma viagem perfeita, o motorista também precisa ficar atento às sinalizações e respeitar as regras do CTB. Em 2018, as principais causas de autuações nas estradas federais dentro do estado foram por excesso de velocidade, conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado e dirigir sem possuir CNH ou permissão para dirigir. Já as principais causas de acidentes no ano passado são ainda mais alarmantes. Segundo a PRF, os motivos mais frequentes foram a falta de atenção ao volante, desobediência às normas de trânsito e ingestão de álcool.
 
A desatenção ao volante parece ser uma das principais causas de acidentes não só em Pernambuco. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde indicou que um em cada cinco brasileiros admite usar o celular enquanto dirige, cerca de 19,3% dos motoristas.
 
O celular é um dos principais fatores de desatenção na pista. De acordo com o Cesvi, em um levantamento feito pelo órgão, só o fato de responder uma mensagem no Whatsapp a 80 km/h equivale a dirigir a extensão de um campo de futebol inteiro de olhos fechados. Segundo um levantamento realizado nos EUA pela NHTSA (Administração Nacional de Segurança Viária norte-americana), o uso de celular aumenta em 400% o risco de sofrer um acidente de trânsito.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação