Estado de Minas MERCADO

Carro europeu pode ter taxa cortada pela metade

Governos sul-americanos concordaram em baixar imediatamente o porcentual para uma cota de veículos, pretensão de zerar a taxa em 15 anos


postado em 02/07/2019 13:50 / atualizado em 02/07/2019 13:23

Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
O Brasil poderá importar carros europeus com imposto de importação reduzido pela metade assim que o acordo do Mercosul com a União Europeia entrar em vigor. Apesar de os termos preverem um prazo de 15 anos para zerar a taxa, os governos sul-americanos concordaram em baixar imediatamente o porcentual para uma cota de veículos, que representa o que os países importaram dos europeus no ano passado.

Cairá de 35% para 17,5% o imposto de importação para até 50 mil carros por ano, sendo 32 mil para o Brasil. Essa é a mesma quantidade importada pelo Brasil no ano passado. "Então não será uma abertura descontrolada. Acreditamos que preservamos o setor automotivo nacional ao mesmo tempo em que conseguimos abrir o mercado”, afirmou o subsecretário de Negociações Internacionais da Secretaria de Comércio Exterior, Alexandre Lobo. 

Veículos que ultrapassarem a cota continuarão pagando 35% por sete anos após o início o acordo. Depois, as tarifas cairão gradualmente chegando a 17,5% em dez anos e a zero em 15 anos. Já as autopeças não terão carência e a maior parte delas deve chegar à taxa zero nos primeiros dez anos do acordo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação