Estado de Minas

Conheça os principais tipos de carroceria

Para quem tem dificuldade em distinguir um modelo do outro, saber o segmento ajuda bastante


postado em 17/06/2019 09:11 / atualizado em 17/06/2019 12:13

Picape Ford Ranger. Foto: Divulgação
Picape Ford Ranger. Foto: Divulgação
É comum os novatos no universo automotivo ficarem um pouco perdidos dentre tantas opções de modelos presentes no mercado atual. Se você estiver chegando no universo das quatro rodas agora e não sabe muito bem para onde ir ou tem visto tantos tipos de carros, mas não entende muito bem para que cada um serve e a que necessidades atendem, essa matéria é para você.

Atualmente, os compactos têm sido líderes por reunir uma série de benefícios para os condutores. O mais vendido atualmente é o Onix, líder isolado no mercado há alguns anos. Mas, a procura pelos hatches não é à toa. O segmento é bastante procurado por, entre outras coisas, facilidade no dia a dia, como na hora de estacionar, por exemplo.

Mas, outro tipo de carro que tem crescido bastante na procura dos consumidores são os SUVs. Escolhidos principalmente pelo conforto e segurança, os utilitários começaram a cair no gosto do brasileiro desde 2016 e, hoje, é possível ver a crescente aposta das montadoras nesse segmento.

Para cada modelo, acredite, existe um porquê

Cupê (Coupe)
Mini Cooper. Foto: Divulgação
Mini Cooper. Foto: Divulgação
 
Devido ao espaço reduzido na área dos bancos traseiros, o modelo não oferece tanto conforto para os que vão de carona, mas surpreende, geralmente, no desempenho: além de aerodinâmica mais eficiente, esses carrinhos possuem motores mais potentes. Os modelos mais conhecidos com essa carroceria pertencem às marcas de luxo como BMW e Mercedes-Benz, mas existem também carros mais marcantes como Chevrolet Camaro e Ford Mustang que fazem parte desta categoria.

Sedã
Sedã Volkswagen Jetta. Foto: Divulgação
Sedã Volkswagen Jetta. Foto: Divulgação
Esse é o mais, digamos, sofisticado dentre as opções e também fácil de identificar por sua traseira imponente e marcante. O carro geralmente oferece motor mais potente, cabine mais espaçosa e porta-malas que suporta, em média, 400 litros. A categoria ainda é dividida em compactos, médios e grandes. Ideal para aquelas famílias que adoram viajar por conta do espaço traseiro, mas não querem um carro muito grande. Chevrolet Prisma e Toyota Corolla são dois dos sedãs mais procurados pelos brasileiros atualmente

Hatch
Já citado, o modelo urbano entrega praticidade, eficiência, apesar de geralmente possuir potência um pouco mais baixa, economia e, às vezes, tecnologia. Os hatches ainda podem ser divididos em compactos, como o Gol da Volkswagen e médios, como o Fiat Punto, já fora de linha. Ideal para o dia a dia, por conta da facilidade em encontrar estacionamentos e da dirigibilidade, geralmente mais prática, atualmente o Chevrolet Onix é o hatch mais procurado no mercado, seguido de Hyundai HB20, Ford Ka e Renault Kwid.

Picape (Pick-up) 
Essas são mais fáceis de identificar, não é mesmo? O automóvel, que era basicamente um meio para transportar peças de trabalho na caçamba, acabou caindo no gosto dos condutores mais aventureiros. Hoje, as “caminhonetes” oferecem mais conforto e tecnologia a bordo e deixaram de serem utilizadas apenas para o trabalho “braçal” de transporte de cargas e agora figuram, de maneira natural, nos meios urbanos. Entre os principais destaques estão a compacta Fiat Toro e as grandonas Toyota Hilux e Chevrolet S10.

Station Wagon ou SW (Perua)
Para quem tem família grande, pode ser o tipo de carro ideal. A cabine estendida até o porta-malas, podendo trazer janelas na parte traseira, é uma marca deste modelo. Espaço e conforto são os pontos fortes das peruas. A categoria está um pouco em queda em relação à procura dos consumidores, a maioria dos modelos deste segmento já foram descontinuados, como é o caso de Palio Weekend e Golf Variant. Essa questão se deve à dificuldade em, por exemplo, estacionar em perímetros urbanos .

SUV ou Utilitário esportivo
A categoria lembra muito o estilo da perua, mas numa versão mais pseudoaventureira, já que, muitas vezes, traz também tração 4x4 com requintes de luxo, além de oferecer bastante tecnologia para quem o adquire. Ou seja, o carrão topa qualquer estrada. Talvez esse seja o segredo do sucesso. Categoria que vem crescendo no mercado brasileiro e global, as montadoras estão investindo cada vez mais no segmento que possui modelos de destaque como Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta entre os mais procurados no mercado.

Crossover
O automóvel com carroceria tipo Crossover carrega um diferencial para quem quer fugir dos carros populares. Nessa categoria, as montadoras apostam em uma mistura de conceitos na busca de entregar veículo que atenda a mais de uma necessidade por vez. Como o Honda HR-V, que agrega características para o dia a dia, como também a robustez e resistência de um SUV. Focados em uso na estrada e com o intuito de dar mais conforto nas aventuras off-road, outro modelo destaque na categoria é o Mitsubishi Outlander.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação