Estado de Minas TEST DRIVE

Novo HB20 estreia em setembro

Dirigimos na Coreia do Sul a versão em fase final do projeto. Motor 1.0 turbo de 120 cv e injeção direta é destaque


postado em 04/06/2019 13:42 / atualizado em 04/06/2019 20:29

Design final do novo modelo ainda não foi apresentada. Foto: Hyundai / Divulgação
Design final do novo modelo ainda não foi apresentada. Foto: Hyundai / Divulgação
Namyang (Coréia do Sul) - Gostinho de quero mais. Vou começar o artigo dessa forma porque não revelar o HB20 para vocês como vem ao mundo, não é justo. Mas vamos seguir com o tema. A segunda geração do compacto best seller da Hyundai chega entre setembro e outubro nas versões hatch, X (cross - que é 80 mm mais alto) e o alinhado sedã. Novidades externas ainda camufladas escondem um carro de entre-eixos maior em 30 mm, mais robusto, de design marcante e cabine com mais recursos de entretenimento.

A frente com a nova assinatura da marca é praticamente comum aos modelos, com destaque para os cromados frontais do sedã. Os faróis redesenhados trazem uma outra assinatura em LED, as lanternas traseiras são maiores do que imaginei para o projeto e o time de design mandou melhor na composição carroceria, lanternas e para-choque para o modelo X e ainda tirou nota dez nos traços do sedã que parece um mini Sonata, mesmo fazendo um pouco de referência à traseira do Peugeot 408.

Hyundai Saga, apresentado no ano passado, reservas várias características do novo HB20. Foto: Hyundai / Divulgação
Hyundai Saga, apresentado no ano passado, reservas várias características do novo HB20. Foto: Hyundai / Divulgação
O estilo do capô liso e laterais de dois vincos revela um carro mais robusto, de design leve, integrado, segundo Lee SangYup, vice-presidente global de design. O alto executivo explicou detalhes do projeto na clínica dos carros, sem qualquer disfarce, para exibir detalhe a detalhe as alterações em todos os pontos dos veículos.

Por dentro, além de mais espaço para as pernas com o aumento do entreeixos, os carros ganharam um banho de modernidade com cluster (relógio de velocímetro) digital com conta giros analógico. A tela do painel com friso em preto piano é flutuante e de oito polegadas para animar a turma com Car Play e Android Auto. Os bancos foram redesenhados assim como o volante e suas funções. A direção passou a ser elétrica. O ar no topo da gama tem indicador digital. A câmera de ré tem linhas que registram a manobra.

Os motores são 1.0 turbo de injeção direta com 120 cv, caixa automática de seis velocidades e 17,5 kgfm de torque. O 1.0 aspirado de 80 cavalos, no Etanol, usa a transmissão manual de cinco marchas. Ah! Aquele tanquinho chato já era. Lembro que o 1.6 está descartado na largada do projeto. A opção do botão de partida com chave inteligente foi lançada. No sedã, o porta-malas cresceu 20 litros e foi a 470 l, no hatch são 300 l. Teto solar esqueça. Vai continuar sendo exclusividade do Yaris.

Modelo elétrico ainda é conceito. Foto: Hyundai / Divulgação
Modelo elétrico ainda é conceito. Foto: Hyundai / Divulgação
Na rodagem, aro 15 polegadas e 16 para o HB20 X mais juventude. Textura das rodas do sedã e do cross são mais arrojadas em relação ao carro mais clássico. À Hyundai também vai oferecer nos HBs mais calibrados, acredito, alerta de colisão dianteiro, assistente de permanência da faixa, paddle shifts atrás do volante e cinto de três pontos no assento traseiro para todos os ocupantes.

Visual antecipado

Para quem está ligado já sabe que o design do novo HB20 já teve sua prévia apresentada. Isso porque, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, a Hyundai apresentou o conceito Saga EV que é uma espécie de HB20 super melhorado e sustentável. O concept car consegue trazer ao público a nova pegada da Hyundai, com design moderno dos faróis e plataforma menor, com 2,56 m de entre-eixos, mas com 4,02 de comprimento.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação