
Quanto vai custar abastecer a bateria que entrega autonomia de 241 Km no Brasil e pouco mais de 300 na Europa? Média de R$ 50 a R$ 55. A segunda geração do Nissan Leaf fez a sua estreia na América Latina durante a coletiva de imprensa da Nissan na 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no pavilhão do São Paulo Expo. “ O Leaf vai mudar a maneira de como as pessoas poderão enxergar um automóvel para o seu cotidiano”, declarou Guy Rodríguez, chairman da montadora para a América Latina.

Com a tecnologia e-Powertrain, o novo Leaf entrega 110 kW (149 cavalos) de potência e 32,6 kgfm (320 Nm) de torque, melhorando a aceleração na moral dos 3.300 rpm. A velocidade máxima da ficha técnica indica 144 Km de final e consegui apertar o pé no acelerador e chegar aos 140 fácil.
O grande lance do hatch de 1557 Kg é a tecnologia e-Pedal, que transforma a maneira como as pessoas dirigem. O sistema permite que o motorista dê a partida, acelere, desacelere e pare, bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador. Soltou o pé ele para e funciona mesmo com alerta de stop nas lanternas e tudo mais.
Quando nenhuma pressão é exercida sobre o pedal do acelerador, freios regenerativos ou de fricção são acionados automaticamente, permitindo parar totalmente o veículo e mantê-lo imóvel mesmo em ladeiras, até que o pedal do acelerador seja pressionado novamente. O e-Pedal garante um novo e descoberto prazer de dirigir o elétrico, sempre silencioso.

A cabine exibe um painel frontal bem objetivo e destaca a central multimídia com seus comandos. A configuração do novo display colorido de 7 polegadas com tela de película fina (TFT) dá destaque às principais funções, como o indicador Safety Shield de energia disponível e informações sobre os sistemas de navegação e áudio. E por falar em som, a grife é Bose, sinal de fidelidade.
O modo de condução do Leaf de 4480 mm não inspira aquela esportividade. Por causa das baterias os bancos dianteiros são mais altos. A regulagem é restrita. Falta o ajuste de profundidade do volante multifuncional, que é achatado na parte inferior. O seletor das marchas se torna fácil de operar depois das primeiras tentativas porque no pomo está o P (parking) estacionamemto e depois é só movimentar a curta alavanca para engatar o drive ou a marcha ré. Só isso porque a caixa é variável do tipo CVT.

O design agrada
Esqueça a primeira geração por inteiro. O carro é bonito, jovem e deverá servir qualquer motorista em seu perfil de consumo. Tem estilo desde a frente de faróis em LED ao conjunto de lanternas traseiras. O teto preto da o tom para o visual mais juvenil assim como a arquitetura atualizada do hatch que é o passaporte, em matéria de estilo, capaz de credenciar o modelo para conquistar o Brasil dos elétricos.