Estado de Minas FUTURO

VW traz laboratório de realidade aumentada para o Brasil

Espaço está na fábrica de SP e conta com tecnologias alinhadas à Indústria 4.0, para desenvolvimento de novos produtos


postado em 22/05/2019 10:31

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Volkswagen inaugurou seu Laboratório de Protótipo Virtual em fábrica no Brasil. A tecnologia possibilita visualizar peças, interagir com o veículo, abrir portas ou capô, além de trazer para o centro de produção tecnologias alinhadas à Indústria 4.0, como realidade virtual e realidade aumentada, para desenvolvimento de novos produtos. Atualmente, a tecnologia está na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

A equipe que desenvolve o protótipo virtual da marca no Brasil recebe informações das áreas de Design e Engenharia do Produto e consolida o projeto em softwares de realidade virtual e aumentada. As imagens permitem visualizar texturas, cores, vãos e encaixes com precisão máxima. Também é possível fazer alterações com apenas um toque, como cores, acabamentos e opcionais.

“A Nova Volkswagen é movida pela inovação. Estamos utilizando recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada para otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz”, diz o Vice-presidente de Desenvolvimento do Produto, Baureihe & Estratégia SAM da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Dr. Markus Kleimann.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Com o protótipo virtual estruturado em um software, as áreas de simulações dentro da engenharia do produto dão início às suas atividades em ambiente virtual para verificar segurança (crash-test), acústica, aerodinâmica, durabilidade, entre outros pontos. Os testes com veículos físicos são realizados na sequência.
 
O Laboratório de Protótipo Virtual da Volkswagen conta com equipamentos referência no quesito tecnologia. Destaque para o cockpit de visualização, que é uma carroceria composta por chassi, bancos, painel e volante, sem acabamento. Sentada, a pessoa consegue visualizar e “sentir”, por meio dos óculos de realidade virtual, todos os detalhes do interior do futuro veículo, enxergando cores, texturas e todas as peças.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Também é possível interagir, abrindo as portas virtualmente. E ao sair do veículo, consegue visualizar, por realidade virtual, todos os detalhes do exterior, abrir o capô e até ver as partes mecânicas e suas respectivas montagens.
 
Para facilitar o trabalho em equipe, todas as imagens que o profissional está vendo por meio dos óculos de realidade virtual, são reproduzidas em tempo real em um monitor de 60” instalado na sala.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação