Estado de Minas

CAOA Chery e seus novos elétricos

Arrizo 5e e Tiggo 2e são fortes candidatos da marca. Estratégia para o mercado está sendo desenhada


postado em 06/05/2019 09:44

Wuhu (China) - Há pouco tempo, no Salão do Automóvel de São Paulo, a CAOA
Chery dividiu o discurso do futuro e diante das suas atrações vendidas no
mercado brasileiro, fez uma mostra de como seria logo em breve. Os elétricos
estavam na mira da empresa que vai usar a mesma estratégia do custo-benefício
com tecnologia e bom gosto no design para conquistar uma fatia do promissor
segmento. O sedã Arrizo 5e e o SUV compacto Tiggo 2e seriam os primeiros a
figurar como carros de tomada? Provavelmente sim. Estivemos na China para ver
isso de perto, andar nos carros e entender um pouco mais do que nos aguarda.
O QG da Chery,  maior montadora da China com 7,2 milhões de usuários dos seus produtos pelo mundo, é um complexo industrial que somente nesse ponto tem capacidade para 900 mil unidades e de lá, o controle de seis fábricas no país
e mais 10 no exterior. Os chineses em lua de mel com a CAOA permitem a
influência e estilo do jeito brasileiro nos novos produtos por isso também
desenvolvem os carros que agradam cada vez mais o mercado externo. Veja que
Jacareí, São Paulo, por parte da CAOA Chery já se prepara para produzir o novo
SUV global da marca, o Tiggo 8, que vai fazer a estreia da tecnologia que
reconhece o motorista pela face. O Lion promete ser a grande novidade tech
para 2020 no Brasil. Mas dele vamos falar mais depois.


Henrique Sampaio, gerente de vendas e marketing da CAOA Chery, destaca o
trabalho que vem sendo desenvolvido entre a engenharia dos dois países assim
como a defesa nos estudos que são realizados pela empresa brasileira. "O
Arrizo, por enquanto, é o favorito para fazer a estreia entre os elétricos mas
não descartamos outras possibilidades. Temos o Tiggo 2 também absolutamente
integrado às propostas da empresa e daquilo que estamos procurando", afirma.

Arrizo 5e
E tratando de Arrizo 5 e Tiggo 2 dirigimos na China os modelos que serão
vendidos no Brasil, entre 2020 e 2021, quando começam a ser fabricados em São
Paulo. O sedã de desenho que agrada é estiloso e no tamanho certo. Carro de
rodada silenciosa, suspensão macia e conforto indiscutível tem bateria de
lítio, autonomia de 400 quilômetros por carga e utiliza um motor síncrono de
imãs permanentes com potência de 122 cv que atinge os 90 kW, enquanto o torque áximo é de 28,1 kgfm (lembre que o modelo a combustão tem 150 cv). A
velocidade final é de 152 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h em 9,7 segundos.
Os dados são da ficha técnica da montadora.  Na tomada, são oito horas para
dar uma carga completa. Modelo pesa em torno dos 1.580 Kg e nem precisa
explicar que é por conta das baterias.

Tiggo 2e
SUV de combate no mercado brasileiro, o Tiggo vem conquistando espaço pela
oferta antes dos R$ 70 mil. O carro é o sucesso de vendas da CAOA Chery, que
recentemente lançou o Tiggo 7. O modelo 2e (que é 3e na China) oferece
autonomia de 351 quilômetros por carga e é equipado com bateria de íons de
lítio. O Tiggo 2e traz o design que já agradou no Brasil na sua versão flex e
como defesa de campanha, sua altura em relação ao nível do solo de 186 mm. O
carro, por aqui tem interior com acabamento que mistura o escuro com o azul,
boa combinação, leve e rápido, depois que você dirige, as impressões ao
voltante surpreendem porque faz 0 a 100 Km/h em 9,3 segundos e o torque é
generoso de 28, 1 Kgfm. A potência máxima indicada de 95 Kw. O peso é
semelhante ao do Arrizo, 1515 Kg.

E o EQ1?
O mais divertido vai ficar pra depois. Henrique Sampaio destaca que é cedo
demais para falar do compacto que é pura diversão. O pequeno mede 3,20 metros e comprimento e 2,15 m de entre-eixos e pesa 1000 Kg. O carrinho esperto tem otor que gera 41 cv e 12,2 Kgfm de torque na ficha técnica. Seu espaço nterno é para quatro pessoas e quanto ao porta-malas? Nanico. O modelo é iteralmente urbano. Segundo a CAOA Chery são cerca de 400 quilômetros de
autonomia.

Editor viajou a convide da CAOA Chery

Dados da maior montadora da China
> Três unidades de negócios: carros de passeio, veículos comerciais e minivans
> Usuários nos mercados internacionais: 7,2 milhões
> Fábricas: 6 bases de produção na China e 10 fábricas no exterior
 > Fábrica Wuhu: capacidade para 900 mil unidades
> Colaboradores: 30 mil funcionários em todo o mundo
> Centros de P&D: China, Europa, América do Norte, Brasil e Oriente Médio
> Equipe de P&D: Mais de 3.200 funcionários (incluindo mais de 300
especialistas de renome internacional da GM, BMW, Mercedes-Benz, Ford e outras
empresas)
> Patentes (2018)
> Aplicações: mais de 17 mil
> Autorizadas: mais 11 mil
> Perspectiva 2019
> Vendas globais: 1 milhão de unidades
> Exportação: 200 mil unidades
> Resultados 2018
> Vendas: 750 mil veículos à aumento 11% em relação ao ano anterior
> Exportação: 120 mil veículos  à aumento 18% em relação ao ano anterior
> Crescimento no Brasil, Argélia, Egito e Equador: superior a 100%
> Exportação
> Maior exportador de veículos da China: 16 anos consecutivos
> Volume acumulado de exportação: 1,4 milhão de unidades
> Países: 80 países e regiões
> Mercados mais expressivos: Rússia, Brasil, Chile, Argentina, Peru,
Venezuela, Uruguai, Egito, Arábia Saudita e Ucrânia
> Brasil: mercado mais importante da Chery na América do Sul
> Concessionárias: 1.300 pontos de venda e serviços no exterior
> Veículos elétricos
> Primeira montadora chinesa a investir em novas tecnologias
> Entrou no segmento de elétricos em 2006
> Vendas de veículos elétricos (2018): 91 mil unidades à aumento 146%
> Patentes novas energias até hoje:
> Aplicações: 900
> Autorizada: 600
> Fábrica Wuhu
> Capacidade: 900 mil unidades
> Quatro grandes áreas: estamparia, soldagem, pintura e montagem final
> Qualidade: padrões internacionais de inspeção de produção e qualidade
> Meisterbock: Garantir a estrutura precisa do corpo do carro e estabelecer as
bases para a aparência refinada do carro;
> Cubing: Combina e mede a abertura, a superfície e a aparência do modelo
> AUDIT (Sistema alemão de avaliação de qualidade): A Chery adota o sistema
alemão da Volkswagen para desenvolver o método de avaliação de qualidade
AUDIT, que é comparável ao Japão, Coréia do Sul, Europa e Estados Unidos.
> Indicadores técnicos de confiabilidade do produto Chery: o atual 3MIS IPTV
(taxa de falha de milhares de veículos em 3 meses) é de apenas 25, enquanto o
de outras marcas de automóveis chinesas é de 50 e das principais marcas
europeias e americanas 30.

Fonte: CAOA Chery do Brasil

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