Estado de Minas OFICINA

Esteja em dia com a manutenção para o feriado

Prática comum na Semana Santa, viajar requer cuidados redobrados na pista seja para o litoral ou para o interior


postado em 15/04/2019 15:43

Marlon Diego / Esp. DP
Marlon Diego / Esp. DP
No próximo final de semana já é Semana Santa, e como todo bom feriado prolongado, as pistas estarão cheias de motoristas indo para o interior do estado atrás das atrações da época ou para poder descansar. O mesmo vale para o litoral e as diversas praias que Pernambuco oferece. Mas, para não tornar o que era pra ser diversão em dor de cabeça, é importante ficar atento à alguns cuidados antes, durante e depois da viagem.

Primeiro de tudo, como é sempre bom lembrar, um revisão em dia é a melhor amiga de qualquer motorista. Por isso, cheque sempre no manual do veículo se está na hora da visita programada à autorizada. Sem falar que, mesmo que não esteja, sempre é bom realizar uma manutenção preventiva antes de colocar o carro na estrada. Existem alguns pontos principais que precisam ser observados com cuidado pelo mecânico e nós vamos explicar aqui com detalhes.

Pneus

Começando pelos pneus, que são considerados itens de segurança, é importante verificar se não estão gastos. Por estarem em contato direto com o solo, eles recebem os maiores impactos e sofrem muitos desgastes devido ao tempo de uso. Não existe um período exato para realizar a troca dos pneus. A manutenção de rotina já garante um bom funcionamento e aumenta a durabilidade. Sem falar que o próprio equipamento dá sinais claros que está chegando a hora a hora da troca.

Todo pneu tem barras indicadoras de desgaste, a TWI, que fica entre os sulcos da borracha. Se essas barras chegarem ao mesmo nível da banda de rodagem está na hora de fazer uma visita à oficina. Outros sinais de alerta são aparição de pequenos arames e bolhas. Mas, existem alguns cuidados que podem ser feitos no dia a dia que podem aumentar a vida útil do item.

Gustavo Carvalho / Esp. DP
Gustavo Carvalho / Esp. DP
Realizar as calibragens a cada quinze dias e com a pressão correta, que está indicada no manual do proprietário. Além disso, realizar o balanceamento, o alinhamento e o rodízio de pneus no tempo certo também ajudam a aumentar a vida útil dos pneus.

Óleo lubrificante

Lubrificar os componentes de um veículo é primordial para que cada peça funcione de maneira correta. O óleo e o filtro de óleo do carro precisam ser trocados periodicamente, seguindo as orientações do fabricante  de acordo com com quilômetros rodados ou o tempo de uso.

Shilton Araújo / Esp. DP
Shilton Araújo / Esp. DP
Por conta da grande oferta de marcas e tipos de óleo no mercado. Cada um deles possui uma durabilidade diferente. Por isso é importante ficar atento para garantir o bom funcionamento do veículo, afinal ele é responsável, entre outras coisas, de anular ruídos estranhos no motor evitando superaquecimento, falhas na partida, perda de potência e até evitar o aumento no consumo de combustível.

O tempo de troca varia de acordo com a base do óleo. Normalmente, essa necessidade acontece a cada cinco mil quilômetros para óleos de base mineral, dez mil para semissintéticos e vinte mil para os sintéticos. Caso essa alteração não seja feita dentro do tempo estipulado o veículo pode começar a apresentar falhas como aumento gradativo no consumo de combustível.

Freios

Outro sistema de extrema importância e que merece todo cuidado e atenção constante é o sistema de freios. Fundamental para o bom funcionamento do veículo, ele deve ser revisado não só antes da viagem.

Por possuir diversos componentes como disco de freio, tambor, pastilha e lonas, o sistema requer uma revisão detalhada, uma vez que se um desses itens não estiver funcionando corretamente, todo o conjunto pode ser prejudicado, consequentemente todo o veículo assim como motorista e passageiros. Sem falar em acidentes à terceiros que podem ser causados por problemas no freio.

Graças à tecnologia, a segurança está cada vez maior. Com a adição de sistemas ABS, EBD, entre outros. Mas isso não quer dizer que o cuidado deve ser menor por conta disso. A melhor amiga do proprietário é sempre a manutenção preventiva. Ela é responsável por checar o bom funcionamento dos equipamentos do veículos, entre eles o sistema de freio.

Combustível

Thalyta Tavares / Esp. DP
Thalyta Tavares / Esp. DP
Para quem vai pegar a estrada já é claro que é preciso abastecer o tanque. Mas, onde será feito esse abastecimento pode ser decisivo na viagem. Isso porque, por mais que seja crime, não é difícil encontrar postos de gasolina com combustível adulterado. A dica é, só abasteça em locais de confiança, onde você conheça a bandeira responsável.

Combustível adulterado pode formar sujeira e provocar entupimentos. A visita periódica ao mecânico também ajuda a evitar problemas.

Parte elétrica

Aqui entram bateria, luzes do painel e dos faróis. Nada pior do que o carro parar de funcionar na pista, por isso verifique cuidadosamente as condições da bateria. Com cada vez mais tecnologia, ela acaba sendo responsável por fazer diversos componentes do veículo funcionarem. Desde um simples vidro elétrico até mesmo um sistema multimídia com um som potente, que demanda mais energia.

Com relação aos faróis os cuidados são mais voltados para a pista. Eles são considerados os olhos dos motoristas, se não estiverem em boas condições, pode ser que fique difícil enxergar o que está na frente, correndo o risco de causar acidentes.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação