
Na rota do mercado brasileiro, mas antes em Detroit, vi de perto o Escape com boas chances de ser feito no México ou na Argentina. Ah! A planta de Camaçari, na Bahia, local de produção do EcoSport e da família Ka, estaria praticamente fora do páreo no atual estágio do negócio.
Mas indo direto ao assunto o carro vai ou não desembarcar no Brasil? Eu diria que sim. Escrevi acima e reforço: faça a partir de hoje a contagem regressiva para ver o modelo 2021 rodando. O Escape 2020 é um utilitário elegante, charmoso e dono de tecnologia invejável. Carro exibiu, em parte, o que foi apresentado na CES, em janeiro, em Las Vegas (EUA), quando a Ford propôs que o "invisível viraria realidade". Com comunicação Ford Co-Pilot360, uso de radares, nenhum motorista ou passageiro a bordo será pego de surpresa.
O Escape tem anjo da guarda eletrônico, sensores vigilantes para a repentina troca de faixa ou daquele pedestre que surge do nada e até mesmo alerta para ninguém com as mãos ao volante multifuncional dormir na estrada porque inteligência artificial estará de olho. Mas nem só da parte tecnológica vive o consumidor que deseja ter um SUV de status e principalmente estiloso.

Vamos para Autonomia?
Tem de sobra com 643 quilômetros por tanque e no modo híbrido de tração dianteira são mais de 885 Km, segundo o fabricante. Entre os propulsores Ecoboost destaque para o 1.5 das versões S, SE e SEL com 183 cv. O 2.0 entrega 253 vc com 38 Kgfm. O SE Sport e Titanium recebe o novo motor híbrido de ciclo Atkinson de 2.5 litros e câmbio CVT gerando 237 cv e máxima de 137 Km/h no modo elétrico. A chave é por botão de partida e a autonomia desse sistema é de 48 Km. O SUV mede no entre-eixos: 2,71 metros; no comprimento 4,58m; largura sem espelho: 1,88m e com 2,17m. A rodagem pode ser do aro 17 ao 19 no mais topado.
No modo Plug in são cerca de 10 a 11 horas para carregar em tomada de 110 V e 3,5 horas na 240 V. Vale pontuar que o Escape híbrido possui quatro modos de adequação e necessidade do condutor com gasolina ou eletricidade. A bateria de íons de lítio, refrigerada por líquido, foi alojada sob os bancos de trás, sem tirar espaço do porta-malas. A do híbrido padrão, do tamanho de uma pasta, mede cerca de um terço do tamanho da que equipava o primeiro Escape Hybrid.
Espaço de minivan
É generoso nesse ponto trazendo os bancos traseiros deslizantes. Detalhe que torna o Escape amigo dos caronas. No porta-malas espaço para 1060 litros com capacidade para acomodar quatro malas de 25 quilos. Mostro isso no vídeo.
Quanto ao painel e quadro de instrumentos, o cluster digital das versões mais completas é de 12,3 polegadas e, de quebra, se você acha que acabou nada disso. Pra fechar o tempo peço permissão para reverenciar o sistema de dez alto falantes da Bang & Olufsen, um dos maiores ícones mundiais em matéria de som. E disso eu gosto muito.

A Montadora também vai oferecer no utilitário-esportivo o piloto automático adaptativo e o assistente de estacionamento (ele faz tudo sozinho). O FordPass Connect é outro recurso de série que entrega conexão Wi-Fi 4G LTE para até 10 dispositivos móveis, com serviço de assinatura compatível. Perguntei pelo 5G aos engenheiros que cuidaram da parte tech e a resposta foi direta: tá na mão. Pronto acho que contei tudo do carro.
Quanto ao teste drive perguntei ao time da Ford quando seria. Eles comentaram que nada podem afirmar porque precisam confirmar antes o que a rede de concessionárias já confirmou nos bastidores. No Brasil serão mais três novos SUVs somados ao atual Eco e Edge e duas novas picapes. Vamos atrás porque dirigimos a F-150 Raptor 2019 mas isso conto depois.
Confira o vídeo: