Estado de Minas MERCADO

Testamos o T-Cross que você verá nas ruas

Avalaiamos as versões de entrada do novo SUV da Volkswagen que são vendidas abaixo dos R$ 100 mil


postado em 29/03/2019 10:58 / atualizado em 29/03/2019 11:23

(foto: Volkswagen / Divulgação)
(foto: Volkswagen / Divulgação)
 

 

Mangaratiba (RJ) – O T-Cross nem chegou às lojas mas já é notícia no mercado
automotivo desde o final do ano passado, quando fez suas primeiras aparições no país. O badalado SUV compacto da Volkswagen havia sido mostrado apenas na versão topo de linha, a Highline, que parte de salgados R$ 110 mil. Mas agora chegou a hora de desvendar as versões que serão mais vendidas e mais vistas nas ruas brasileiras. O T-Cross parte de R$ 84.990 na versão 200 TSI com câmbio manual de seis marchas.

Segundo a Volks, cerca de 10% dos SUVs compactos vendidos no Brasil têm pedal de embreagem, o que justificaria o lançamento dessa versão. Eu nunca vi nem conheço alguém que tenha comprado um utilitário com caixa manual e, por isso, nem fiz questão de testar essa versão durante o lançamento no litoral fluminense.

 

(foto: Volkswagen / Divulgação)
(foto: Volkswagen / Divulgação)
 

 

A porta de entrada mais usada para o T-Cross será, portanto, a versão 200 TSI com transmissão automática de seis velocidades, que custa R$ 94.490. O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de até 128 cv e o torque máximo é de 20,4 kgfm. O T-Cross já é muito equipado desde a versão 200 TSI, que traz de série Controle de Estabilidade (ESC), seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), direção elétrica e ajuste de altura e distância para o volante, assistente para partida em rampas (Hill Hold), sensores traseiros de estacionamento, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, faróis com função “Coming &Leaving home”, faróis de neblina com função “cornering”, luzes de condução diurna em LED, lanternas traseiras em LED, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, suporte para smartphone com entrada USB para carregamento, travas e vidros elétricos, apoio de braço central com porta-objetos, volante multifuncional revestido de couro com “shift paddles”, duas entradas USB para o banco traseiro, saída traseira de ar-condicionado, sistema de som Composition Touch com tela colorida sensível ao toque
(“touchscreen”) de 6,5 polegadas e App-Connect.

 

(foto: Volkswagen / Divulgação)
(foto: Volkswagen / Divulgação)
 

 

Como opcional, por R$ 1.590, o pacote Interactive II inclui câmera de ré para auxílio em manobras, sensores dianteiros de estacionamento e espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico. Com esses opcionais, o T-Cross 200 TSI automático fica por R$ 101 mil, mas tem a melhor lista de equipamentos dessa faixa de preço e ainda com itens exclusivos para esse valor, como os sensores de estacionamento dianteiros. Muita gente queria saber se o motor 1.0 TSI daria conta de carregar o SUV de 1.200 kg.

Depois de testar o carro por quase 200 km entre trecho urbano e de estrada, inclusive com subidas de serras, podemos dizer sem medo de errar que o pequeno propulsor de três cilindros turbinado e com injeção direta de combustível dá conta do recado. Se você colocar o T-Cross 200 TSI nas mãos de um motorista que não sabe qual a motorização que está carregando o carro e perguntar para ele o tamanho do propulsor sob o capô, dificilmente a pessoa responderá que se trata de um mil cilindradas, tamanha a desenvoltura do SUV compacto nas saídas e retomadas.

Outro destaque é a suspensão do T-Cross. O acerto da Volks é impecável, algo
semelhante que encontramos apenas na cara Tiguan Allspace. O SUV compacto ficou melhor de dirigir do que Polo e Virtus, colegas de plataforma do “jipinho”. E, assim como o hatch e o sedã, o T-Cross é nota máxima em segurança para os passageiros.

O T-Cross na versão 200 TSI automática será a medida certa para a maioria do público apaixonado pelos SUVs. A versão Comfortline (R$ 99.990) também terá muita procura nas revendas por incluir opcionais de pegada mais premium, como o teto panorâmico. O que é certo é o compacto da Volks não nasceu para ser coadjuvante. Prova disso é que as 800 unidades colocadas em pré-venda na internet foram comercializadas em apenas uma semana. Portanto, pode esperar uma longa fila de espera pelo T-Cross.

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