Estado de Minas

Ford fecha três fábricas na Rússia


postado em 27/03/2019 16:33

Aparentemente não é só no Brasil que a montadora americana está fechando as suas fábricas. É que a Ford anunciou a suspensão das atividades de três plantas na Rússia. O objetivo é focar na produção de comerciais leves. Dessa forma, não haverá mais a produção de veículos de passeio no território russo.

A novidade entra em vigor a partir de junho. As três fábricas, que são localizadas em Petersburgo, Tatarstan e em Elabuga, são responsáveis pela produção do Fusion, Focus, Fiesta, EcoSport, Kuga, Explorer e Transit. No entanto, a decisão da suspensão da produção desses automóveis não deve tirar a Ford de cena por lá. É que, na Rússia, a Ford tem uma implantação de mercado um pouco diferente. Ela faz parte de uma joint venture e é chamada de Ford Sollers. A marca americana deixa de ser a líder desta parceria e a operação será tocada pela Sollers. Diferentemente do Brasil, que a montadora opera desde 1919, na Rússia, a montadora existe desde 2002 e foi a primeira internacional a ter uma linha de montagem no país. Em 2011 se junto com a Sollers na parceria. Mas, a história da marca na Rússia e no Brasil se cruza com o fato de que em menos de um mês a montadora anunciou fechamento de plantas nos dois países.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação