A Honda aproveitou o Tokyo Motorcycle Show, ocorrido no último final de semana, para apresentar a CR Eletric, uma motocicleta elétrica que realizará a entrada da marca no mundo das duas rodas com motorização elétrica. O evento ocorre na capital japonesa e serve de palco para a Honda trazer a novidade do protótipo, mas sem revelar muitos detalhes técnicos, como a autonomia da bateria ou seu desempenho.
Com um visual mais voltado ao off-road, o conceito tem semelhanças com a linha CRF da marca, mas é possível observar a presença de apenas um manete, o do freio. Como era de se esperar de um motocicleta elétrica, o conceito da Honda não possui embreagem, seguindo a linha técnica das duas rodas elétricas de outras marcas.
TENDÊNCIA
O mundo das duas rodas abriu os olhos para o potencial elétrico a ser explorado nas motocicletas. Entretanto, cada marca segue em um segmento mais confortável. A Harley-Davidson não sai da zona de conforto apresentando a LiveWire, que segue o estilo tradicional da marca, mas trazendo uma motorização elétrica. Já a Yamaha seguiu a linha Trial, produzindo a TY-E para participar da disputa do Trial-E Cup.
YAMAHA TY-E
Com apenas 70 kg, a Yamaha TY-E é a primeira motocicleta elétrica para Trial, esporte de manobras em baixa velocidade. O modelo participou de competições e foi apresentada como futura representante da marca no Mundial de E-Trial. Medindo pouco mais de um metro de altura e dois metros de largura, a moto leve foi produzida para rodar apenas no off-road para esporte e lazer. Equipada com baterias leves de íon lítio, embreagem mecânica, chassi em fibra de carbono e motor elétrico, a TY-E têm motor supercompacto com objetivo de fornecer torque.
HARLEY-DAVIDSON LIVEWIRE
O modelo possui motor de magneto permanente, que possibilita um o aproveitamento de todo o torque ao girar o acelerador. Seu quadro é de alumínio, o que o torna super leve, além de contar com suspensões Showa SFF-BP, sendo ajustável na dianteira e na traseira um monoamortecedor BFRC. Os pneus serão Michelin Scorcher, sendo 180 mm de largura na traseira e 120 mm na dianteira. Para a segurança, a motocicleta elétrica terá sistema de freios ABS com controle de tração de série.
A LiveWire tem em sua composição uma bateria principal de células de íons de lítio em uma caixa de alumínio fundido com aletas. A bateria secundária é menor, com íons de lítio de 12 volts, e fica responsável por alimentar o sistema de luzes, controles, buzina e a tela TFT. Para carregar, a motocicleta possui um plug-in embaixo do assento, que é ligado a uma tomada doméstica através de um cabo de alimentação.