Estado de Minas MERCADO

Aceleramos o novo Porsche 911, que chega ao Brasil a partir de R$ 679 mil

As primeiras unidades só começam a ser entregues no mês de maio


postado em 21/03/2019 15:13

(foto: Porsche / Divulgacao)
(foto: Porsche / Divulgacao)
 

 

Mogi Guaçu (SP) – Um dos maiores ícones da esportividade chega ao Brasil em sua nova geração. Estamos falando do novo Porsche 911, lançado no ano passado no Europa e que agora está em pré-venda aqui por R$ 679 mil na versão Carrera S e R$ 719 mil na Carrera 4S. As primeiras unidades só começam a ser entregues no mês de maio, mas nós já tivemos a oportunidades de acelerar a geração 992 do icônico alemão no asfalto do autódromo Velo Città, no interior de São Paulo. É importante ressaltar que ainda chegarão no segundo semestre as versões sem teto (cabriolet) do Carrera S (R$ 729 mil) e do 4S (R$ 769 mil).

 

A apresentação do novo 911 foi no estilo “Maquina do Tempo”. A Porsche fez uma viagem pelo tempo, mostrando a história do esportivo, com um carro de cada geração, desde 1963, quando foi iniciada a trajetória de sucesso do bólido alemão. Mas o que todos os jornalistas convidados queriam ver era a geração 992, que manteve o estilo tradicional do modelo, acrescentando modernidade ao visual como, por exemplo, na traseira com o elemento em LED que une as duas lanternas, nova identidade visual da Porsche que já vimos nos novos Macan, Panamera e Cayenne.

 

O novo Porsche 911 ficou mais leve e mais potente, o que comprovaríamos em seguida na pista. Carrera S e Carrera 4S são equipados com o conhecido motor 3.0 boxer biturbo, com 450 cv a 6.500 rpm e um torque de 54 kgfm entre 2.300 e 5.000 rpm. A novidade está na transmissão de dupla embreagem PDK, que agora são de 8 marchas.

 

(foto: Porsche / Divulgacao)
(foto: Porsche / Divulgacao)
 

 

Mais potência (+30 cv) e torque ( 5 kgfm) garantem uma aceleração brutl de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundo, ou 0,2 segundos a menos que a geração 991. Pode parecer pouco, mas quando se fala em superesportivos, qualquer décimo de segundo é uma marca histórica.

Poucas coisas diferenciam as versões S da 4S (além dos R$ 40 mil). Não fosse pelo uso de filetes cromados nas entradas de ar na traseira (onde fica o motor), seria impossível identificar qual versão seria, caso não esteja escrito sobre o para-choques de trás (muitos clientes preferem deixar “apenas” o nome 911 gravado). Só é possível sentir a diferença entre as duas versões dirigindo, uma vez que o Carrera S tem tração traseira e o 4S é integral. Essa é a diferença real.

A lista de equipamentos de série a qual nos referimos para as duas versões é ampla – como não poderia ser diferente. Ela conta com faróis de LED, painel de instrumentos digital (menos no tradicional conta-giros analógico no centro), ar-condicionado digital dual zone, gerenciamento ativo de suspensão, bancos esportivos com ajustes elétricos, central multimídia com tela de 10,9 polegadas sensível ao toque, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e muitos outros mimos.

A hora de acelerar as duas versões chegou e só em entrar e sentar no Porsche você sente que aquilo não é igual a nenhum outro carro no planeta. Seja pela posição “no chão” de pilotagem ou pelo simples fato de a ignição estar do lado esquerdo do volante. O 911 tem chave presencial, é claro, mas não tem botão de partida como de outros carros. Nele, é preciso girar uma peça fixa, que simula uma chave, para fazer o boxer soltar seu ruído inconfundível.

(foto: Porsche / Divulgacao)
(foto: Porsche / Divulgacao)


As primeiras voltas de reconhecimento da pista foram no modo de condução “Normal” ativado. Mas não pense que isso significa um desempenho tímido do Porsche. Ao menor toque no acelerador, o 911 reage com um coice no peito do condutor, te empurrando contra o banco e fazendo abrir um sorriso incontrolável no seu rosto.

Pista reconhecida era hora de pular para o modo Sport Plus (ainda tinha um “Sport” antes) e transformar o superesportivo em uma máquina que parece ter sido desenvolvida em por seres extraterrestres. A direção fica mais precisa e pesada, o carro mais firme e colado na pista e aquele sorriso no rosto aumenta, mesmo sendo revezado com uma cara de espanto: “de onde vem tanta força?”.

A capacidade de fazer curvas em alta velocidade impressiona. Os sistemas eletrônicos (e são muitos) não deixam você perder o controle do carro nem por um milésimo de segundo. Dizem que desligá-los deixa a corrida mais divertida (e perigosa), mas não quis arriscar com um carro de R$ 700 mil nas mãos.

Sabemos que ter um Porsche 911 na garagem é um sonho que poucos podem realizar. Até mesmo dirigi-lo é uma honra também seleta. Seria bom que todos aqueles apaixonados por carros tivessem essa oportunidade na vida, pois depois disso, todos teriam a certeza do que muitos já desconfiam: não existe nada com 4 rodas igual a um Porsche 911.

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