Estado de Minas SEGURANçA

Volvo limitará seus veículos a 180km/h

A marca pretende colocar um limite de velocidade, como medida de segurança, em todos os seus carros a partir de 2021


postado em 11/03/2019 11:00 / atualizado em 11/03/2019 11:03

Foto: Volvo/ Divulgação
Foto: Volvo/ Divulgação
A já consagrada marca Volvo Cars dará um grande passo no quesito segurança. A fabricante sueca pretende colocar um limite de velocidade de 180km/h em todos os modelos produzidos a partir de 2021. A ideia faz parte de um projeto da Volvo de eliminar a mortalidade no trânsito, assim como também descartar possibilidades de acidentes com gravemente feridos. 

O alerta lançado pela Volvo é sobre o perigo do excesso de velocidade, principalmente nas estradas, percebendo que a tecnologia sozinha não é suficiente para a prevenção de acidentes e que, para além da tecnologia, um novo foco deve ser dado ao comportamento do motorista. 

Além de limitar a velocidade máxima em 180km/h, a empresa também está realizando pesquisas para combinar um controle inteligente de velocidade com a tecnologia que modera automaticamente a velocidade em torno de escolas e hospitais no futuro.

De acordo com o presidente e CEO da Volvo, Håka Samuelsson, as pesquisas comandadas pela fabricante constataram as principais dificuldades para acabar com os ferimentos graves e  fatalidades em acidentes com veículos Volvo. "Queremos iniciar uma conversa sobre se os fabricantes de automóveis têm o direito ou até mesmo a obrigação de instalar tecnologia em carros que alterem o comportamento de seu motorista, para lidar com situações como excesso de velocidade, intoxicação ou distração", disse Samuelsson.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação