Estado de Minas PREVENÇÃO

Vai pegar a estrada no carnaval?

Para assegurar que tudo saia dentro do previsto, realize uma revisão no veículo antes de iniciar algum roteiro


postado em 01/03/2019 16:11 / atualizado em 01/03/2019 16:25

Antes de fugir dos festejos é preciso realizar uma revisão geral no veículo. FOTO: Mandy Oliver/Esp.DP foto(foto: Antes de fugir dos festejos é preciso realizar uma revisão geral no veículo. FOTO: Mandy Oliver/Esp.DP foto)
Antes de fugir dos festejos é preciso realizar uma revisão geral no veículo. FOTO: Mandy Oliver/Esp.DP foto (foto: Antes de fugir dos festejos é preciso realizar uma revisão geral no veículo. FOTO: Mandy Oliver/Esp.DP foto)
A partir desta semana, as estradas começam a congestionar por causa do feriado de carnaval. Boa parte das pessoas aproveitam o longo recesso para pegar o carro e realizar viagens. O período é de curtição. Mas, para assegurar que tudo saia dentro do previsto, vale a pena checar o estado de conservação do veículo antes de iniciar algum roteiro. 

De acordo com a coordenadora técnica da Total Lubrificantes do Brasil, Denise Novaes, realizar uma vistoria antes de pegar a estrada evita surpresas desagradáveis. “O automóvel deve passar por manutenções. Por isso, é importante levar o carro ao mecânico de confiança antes de viajar”, completa.

Alguns procedimentos como lavar, encerar e abastecer não são suficientes para garantir o bom funcionamento do automóvel. Na hora de pegar a estrada, diversos outros fatores precisam ser analisados. Segundo o gerente de qualidade da OSRAM (empresa especializada na fabricação de lâmpadas), José Luiz, os faróis necessitam de atenção redobrada. “Existem veículos que contam com dispositivos de alerta. Ao longo do tempo, pelo longo tempo de uso, o item pode perder a regulagem, ocasionando cortes de luzes.”, alerta. A manutenção deve ser feita periodicamente. “Toda lâmpada tem o tempo de vida médio estabelecido em tempo de hora e uso. É possível fazer a manutenção preventiva. Não precisa esperar a mesma queimar para fazer a substituição”, ressalta o especialista.

A segurança deve ser colocada em primeiro lugar. Pedro Lion, gerente de produto da Cobli, conta que boa parte dos proprietários de automóveis não tem o hábito de atentar-se aos sinais que o carro apresenta durante o uso. “A borracha do pneu pode indicar desgaste. Além do tempo de vida útil, a calibragem também precisa ser analisada de acordo com o indicado no manual”, destaca.

Ao optar por pegar a estrada no período de carnaval, a prevenção deve ser posta como prioridade. É necessário fazer um check list tanto pessoal quanto do veículo a ser utilizado na viagem. O vice-presidente da Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH), Valderi Júnior, alerta para como proceder em situações extremas. “Ao se deparar com algum acidente, procure isolar o local para que não ocorra mais vítimas e acione o serviço de urgência local. São medidas simples, mas que trazem grande ganho à vítima”, orienta.

Dirigir com prudência é mais do que importante. Por isso, respeitar as leis de trânsito para garantir maior segurança para todos é imprescindível. “A diversão é fundamental para nossa sanidade mental, mas que seja sempre feita pensando nos próximos anos que virão e não no agora como se fosse o último nos levando a cometer exageros inconsequentes”, conclui Valderi. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação