Estado de Minas FINALIZAçãO

Ford abandona segmento de caminhões

Produção da marca em São Bernardo do Campo (SP) será encerrada ao longo dos próximos meses


postado em 21/02/2019 14:54 / atualizado em 21/02/2019 15:02

Altos investimentos foram o motivo da desistência. FOTO: Ford / Divulgação (foto: Altos investimentos foram o motivo da desistência. FOTO: Ford / Divulgação )
Altos investimentos foram o motivo da desistência. FOTO: Ford / Divulgação (foto: Altos investimentos foram o motivo da desistência. FOTO: Ford / Divulgação )
A Ford anunciou mudanças notórias para o mercado. É que a montadora decidiu deixar de atuar no segmento de caminhões na América do Sul. Como consequência, a empresa encerrará as operações de manufatura na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) ao longo de 2019 e deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta assim que terminarem os estoques.

A decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e venda da operação. A manutenção do negócio teria exigido um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem, no entanto, apresentar um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável.

Essa decisão se alia a outras iniciativas recentes que fazem parte da reestruturação em andamento na Ford América do Sul e incluem, entre outras coisas, redução em mais de 20% dos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa em toda a região e o foco na recente aliança com a Volkswagen para desenvolver picapes de médio porte.

Em decorrência desse anúncio, a Ford prevê um impacto de aproximadamente US$ 460 milhões em despesas não recorrentes. Cerca de US$ 100 milhões serão relacionados à depreciação acelerada e amortização de ativos fixos. Os valores remanescentes de aproximadamente US$ 360 milhões impactarão diretamente o caixa e estão, em sua maioria, relacionados a compensações de funcionários, concessionários e fornecedores. A maior parte dessas despesas não recorrentes será registrada em 2019 e é parte integrante dos US$ 11 bilhões em despesas, com efeito no caixa de US$ 7 bilhões, que a companhia prevê utilizar para a reestruturação dos seus negócios globais.
 
Ford deverá investir mais em utilitários e picapes. FOTO: Ford / Divulgação (foto: Ford deverá investir mais em utilitários e picapes. FOTO: Ford / Divulgação )
Ford deverá investir mais em utilitários e picapes. FOTO: Ford / Divulgação (foto: Ford deverá investir mais em utilitários e picapes. FOTO: Ford / Divulgação )
Adeus também ao New Fiesta
 
Dentro da estratégia da marca de fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, está também o fim da produção do New Fiesta. Que já era esperado, uma vez que a Ford já havia informado, nos Estados Unidos, que iria concentrar suas operações em ofertas de SUVs e Picapes. Além do mais, o compacto mais procurado da montadora aqui na Brasil é, realmente, o Ka que já está na linha 2019 com apostas na segurança. Outro que já teve o fim de produção anunciado foi o Focus. Em outubro do ano passado, a marca informou que deixaria de produzir o modelo a partir de maio deste ano, na planta de Pacheco, na Argentina.
 
 

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