Estado de Minas SALÃO DE DETROIT

Salão de Detroit: Toyota exibe o Corolla híbrido

Carro será produzido no Brasil e chegará no fim do ano


postado em 14/01/2019 18:06 / atualizado em 15/01/2019 16:23

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 


Detroit - A Toyota revela de novo, agora no Salão de Detroit, o Corolla híbrido. Os japoneses foram direto ao assunto, mesmo apostando na estrela do esportivo Supra. Mas seria a exposição do sedã um ensaio para o lançamento do carro no Brasil? Ensaio não mas sinais de contagem regressiva sim afinal acredito que outubro poderá ser escolhido. Em novembro, os revendedores garantem o veículo nas lojas com ideia também de turbinar o Natal. O desafio da montadora com a nova geração do Corolla 2020 será driblar a queda das vendas globais no segmento que vem encolhendo ante à chegada dos SUVs compactos. O RAV4 repaginado chega até junho.

Steve St. Angelo, CEO da Toyota na América Latina, conversou com a nossa reportagem sobre o futuro da eletrificação dos carros da marca que seguirão até 2025 com, no mínimo, um veículo de cada modelo híbrido no Brasil. Lembro que no fim do ano passado, começo de dezembro, no Chile, durante o seminário do grupo sobre híbridos e elétricos, a empresa já tinha se posicionado sobre Hilux e SW4 eletrificados.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Antes disso, na minha opinião, acredito na continuidade da corrente flex híbrida no país. Steve não confirmou e muito menos negou sobre dois assuntos: o primeiro é a chegada do novo Corolla híbrido, a rede inteira já comenta sobre a versão Altis ser a escolhida. E por ultimo como seria “popularizar” a eletrificação através do Yaris? “A Toyota trabalha passo a passo, somos mais conservadores mesmo” disse. Ainda insisti sobre novas possibilidades dentro do line up do fabricante mas fui interrompido com um baita sorriso: “você quer que eu perca meu emprego”. St. Angelo, com todo respeito, estava com um zíper na boca e uma guardiã das melhores palavras ao lado. O Yaris poderá entrar na rota natural do processo de eletrificação mas ainda é cedo para concluir o meu pensamento de pesquisa. A linha Corolla vem primeiro.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

RAV4
Reestilizado o SUV mais vendido no mundo está com passaporte carimbado para o Brasil. A versão híbrida também está na ponta da escolha da montadora que também prevê um ano bom para a indústria. A Toyota vai lançar o RAV até o fim do semestre. A espera não será longa afinal nos dias de hoje, quatro meses passam em um piscar de olhos.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 


Quanto ao Prius nenhuma informação sobre o reposicionamento do sedã híbrido no mercado. O preço atual praticado antes dos R$ 130 mil deverá ficar bem próximo do Corolla Altis que poderá assumir esse bastão.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação