Estado de Minas MECÂNICA

Tanque seco pode gerar acidentes

Falta de atenção ao tanque de combustível pode causar a temida pane seca que gera a parada súbita do veículo


postado em 26/11/2018 09:05

Circular com o carro na reserva pode afetar o sistema de alimentação do motor e reduzir sua vida útil. Foto: Ricardo Fernandes / DP
Circular com o carro na reserva pode afetar o sistema de alimentação do motor e reduzir sua vida útil. Foto: Ricardo Fernandes / DP
Existem vários aspectos da condução e do veículo que devem ser levados em conta quando o automóvel está em movimento na via. E não é só a troca de marcha ou a atenção aos espelhos que devem estar na mente do motorista. O nível de combustível no tanque também precisa ser observado, uma vez que ficar sem gasolina no meio do caminho não gera dor de cabeça apenas para o condutor, mas também para quem está próximo.

Com a proximidade das festas de fim de ano, é comum famílias e amigos organizarem viagens para as comemorações. Um ponto principal que deve ser discutido, antes mesmo de fazer o check up geral no carro, é pesquisar se no caminho traçado para o destino escolhido existem opções de postos de combustível. Ficar alerta é primordial, uma vez que a temida pane seca pode gerar multas e acidentes de trânsito. De acordo com  Polícia Rodoviária Federal, em um curto período de tempo, entre 11 e 15 de novembro de 2017, foram registrados 1.519 acidentes. 

É importante abastecer regularmente. Foto: Bernardo Dantas / DP
É importante abastecer regularmente. Foto: Bernardo Dantas / DP
Com relação ao ano passado como um todo, o número de veículos envolvidos em acidentes por conta de falha mecânica atingiu a marca de 4.640. Um dos motivos para isso acontecer é a falta de combustível, que pode comprometer a vida dos ocupantes.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 26, os pedestres devem abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas, ou animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas e abster-se de obstruir o trânsito, ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo. Que é justamente o que acontece quando um veículo para no meio da via por falta de combustível, atrapalhando o trânsito.

Checar o trajeto para o destino e verificar se existem postos disponíveis é uma dica de ouro. Foto: Paulo Paiva / DP
Checar o trajeto para o destino e verificar se existem postos disponíveis é uma dica de ouro. Foto: Paulo Paiva / DP
Para quem nunca sofreu com esse problema e não sabe ao certo o que acontece, a pane seca pode gerar uma parada súbita do veículo em qualquer lugar, até mesmo em uma via expressa, além da parada inesperada, a falta de combustível também é responsável por problemas mecânicos nos veículos. Alguns dos casos que podem acontecer é o esforço desnecessário do sistema de alimentação do motor e a redução da sua vida útil, bem como a queima da bomba de combustível.

ECONOMIA
Mas, não é só abastecer com frequência que garante a segurança na via, o condutor também é responsável por otimizar o consumo de combustível do veículo. É preciso manter a manutenção em dia, vale ainda conhecer o fluxo de veículos no trajeto que será feito, evitar freadas bruscas e, se possível, dirigir em horários com temperaturas mais amenas.

Outra prática que pode ajudar a economizar combustível e não ficar pelo meio do caminho é calibrar corretamente os pneus. Quando mais cheios, o veículo tende a consumir menos combustível, mas é importante ficar atento, porque os pneus podem perder aderência. Por isso, vale sempre ressaltar, confira o que diz o manual do proprietário.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação