Estado de Minas TEST DRIVE

Suzuki Jimny, o 4x4 mais barato do Brasil

O modelo sua força multiplicada ao ativar a reduzida, permitindo passar em locais de difícil acesso com extrema facilidade


postado em 15/10/2018 09:08

 Carroceria compacta do Suzuki Jimny facilita na hora de trafegar por dentro da cidade (foto: Suzuki/ Divulgação)
Carroceria compacta do Suzuki Jimny facilita na hora de trafegar por dentro da cidade (foto: Suzuki/ Divulgação)
  
O Suzuki Jimny, atualmente, é o 4x4 mais barato do Brasil e ideal para enfrentar os 78,5% das estradas não pavimentadas de todo o país. O dado faz parte do levantamento  da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que divulgou no segundo semestre deste ano que cerca de 12,4% são pavimentadas e 9,1% planejada. Com isso, o Suzuki Jimny se torna a opção perfeita para quem precisa de um 4x4 disposto para desbravar terrenos íngremes, assim como um bom desempenho na cidade.
 
Testamos o Jimny no Recife e ele não decepcionou. Por ser compacto, não apresentou dificuldades em trafegar pelo centro da cidade, além da facilidade em encontrar vaga de estacionamento. Para manobrar, os espelhos retrovisores possibilitam uma visão completa do veículo, dando total segurança para quem está dirigindo. Como a suspensão é mais rígida, é possível sentir mais o balançado, algo esperado para um 4x4 raiz.
  
O 4X4 RAIZ
 
Ao testar o 4x4  e o 4x2 em estrada mais íngreme, não pavimentada, o jipinho mostrou seu verdadeiro potencial. Com suspensões de eixo rígido e molas helicoidais, o Jimny é o veículo perfeito para quem curte aventura, mas não abre mão da cidade.
 
O modelo possui um volante com um grande raio de giro, que gera mais conforto ao realizar manobras. Por ser um carro compacto, o Jimny suporta até quatro pessoas e possui uma mala de 113 litros. Para os viajantes de plantão, é possível reclinar o banco traseiro, fazendo com que o veículo expanda a mala. O modelo tem um 1.3 DOHC movido apenas a gasolina com 16 válvulas e comando de admissão variável (VVT).
 
Com 85cv de potência e torque de 11,2 kgfm, ligado a um câmbio de cinco marchas. É possível sentir sua força ao ativar a reduzida, multiplicando a potência do jipinho, permitindo passar em locais de difícil acesso com extrema facilidade.

USINAS PARCEIRAS
 
Devido à resistência e versatilidade do modelo, o Jimny foi escolhido como principal veículo de diversas usinas de Pernambuco, como a Trapiche, Cucau, Serra Grande e União. O gerente de vendas da Rensai Suzuki, Marlon Pereira, afirma que todas essas usinas são clientes da loja e que escolheram o modelo como veículo oficial devido a sua resistência e praticidade. “Tem Jimny que chega em nossa loja com 40 mil quilômetros rodados e o pneu de estepe intacto, indicando que nunca houve problema nem de pneu furado”, destaca Marlon, ao falar da durabilidade do veículo.

Motorização: 1.3
Potência (cv): 85
Torque (kfg.m): 11,2
Freios: Dois freios a disco e ABS
Segurança: Airbags frontais e ISOFIX
Ar-condicionado
Combustível: Gasolina
Velocidade máxima: 140km/h
Direção: hidráulica
Tração: 4x4

VERSÕES 

Jimny 4Work - R$ 69.990
Tração 4x4 com reduzida
Roda Aro 15 com Pneus Atr
Interior Lavável (revestimento dos bancos em vinil e do assoalho em borracha)

Jimny 4All - R$ 70.990
Tração 4x4 com Reduzida
Roda Aro 15 com Pneu Atr

4Sport - R$ 78.990
Tração 4x4 com reduzida
Roda Aro 15
Bancos com revestimento premium

Jimny 4work Off Road - R$ 77.990
Tração 4x4 com reduzida
Roda Aro 15
Interior Lavável (revestimento dos bancos em vinil e revestimento do assoalho em borracha)

Jimny 4Sport Desert (edição limitada)
R$ 85.990
Tração 4x4 Com Reduzida
Roda Aro 15 com Pneu Mtr
Amortecedor De Direção Elevação De Atitude (68 Mm)
Rack De Teto E Bagageiro Na Cor Preta
Rock Slider lateral tubular

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação