Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 09/09/2018

Colunista fala sobre o mercado das baterias híbridas elétricas e domínio de grandes marcas sobre o segmento


postado em 10/09/2018 09:32

(foto: Divulgação )
(foto: Divulgação )
 
O mercado mundial corre atrás dos fabricantes das baterias dos modelos híbridos e elétricos. Vi de perto no Japão, no fim do ano passado, no projeto do Nissan Leaf, que será vendido no Brasil, no próximo ano, o trabalho da montadora no coração dos veículos. Na preocupação pela sustentabilidade das baterias. O coração do automóvel porque ao contrário do motor é a bateria que indica a resposta da primeira pergunta ao maior argumento de venda: a autonomia é de quantos quilômetros? O cliente também quer saber sobre a poluição gerada no pós-uso. Como será feito o descarte, o critério de reciclagem que deve justificar o fabricante do veículo. O híbrido, corrente que mais cresce no Brasil, e mais em conta também, vai atingir uma nova fase a partir de março com o ingresso do Corolla Altis nessa versão. O sedã remodelado terá a missão de continuar multiplicando o caminho iniciado pelo Prius. Na sexta-feira, o site de notícias Bloomberg destacou que os fabricantes de baterias estão ampliando as operações para atender as montadoras. O  texto ainda destaca a meta da Toyota que declara o domínio dos carros híbridos até o fim da próxima década e acredito que nesse ritmo a montadora deverá investir cada vez mais em uma nova planta, dessa vez de baterias. O universo dos automóveis conectados ao futuro está ao nosso redor. Cada vez mais perto.

Saudade da Fielder?

A Toyota lançou a station wagon da nova geração do Corolla. E quer saber? Deu um banho no visual do hatch e do sedã que chega em março. Detalhe: esqueça o modelo perua porque a Fielder continua deixando saudade. O Corolla Touring
Sport também será híbrido em duas opções: 1.8 e 2.0.

Auto motor

Tem Citroën Cactus e um especial que marcou a visita de uma turma de crianças no Polo Automotivo Jeep. O programa exibido nas emissoras da Band Nordeste vai ao ar pela TV Tribuna, em Pernambuco, às 10h de domingo.


Senhor  SUVS

Leandro Lara, diretor do Salão do Automóvel de São Paulo, de 8 a 18 de novembro, já indica que duas atrações de milhões de reais vão sacudir a galera. Trata-se do Rolls-Royce Cullinan e o Lamborghini Urus.

Motor Show

André Cavalcanti começa a trabalhar o Motor Show Pernambuco, de 6 a 16 de dezembro. Evento pretende superar a espectativa de público de 50 mil pessoas
circulando pela área do evento nos 10 dias.

Esse Volvo 360c...

Só falta agora o carro voador. Mostrei o conceito autônomo da Volvo no meu
instagram @jorgemoraes. Um veículo e tanto que permite ao “passageiro” deitar, ler um livro e relaxar enquanto chega ao seu destino. Você conseguiria?
A nave é estilosa.


A Renault avança

Números positivos. Com 20,9 mil emplacamentos em agosto, a Renault segue crescendo no Brasil e divulga o recorde de 8,5% de participação de mercado no acumulado de janeiro a agosto.  

Creta 1 million

A série especial tem a melhor textura de bancos e acabamento interno de todos os modelos do SUV da Hyundai. Carro continua entre os utilitários-esportivos mais vendidos do país. 

Moto elétrica

A Hayley-Davidson apresentou a sua primeira moto elétrica nos Estados Unidos. Com bastante detalhes feito à mão, a motocicleta é bem diferente da versão protótipa apresentada em 2014. Batizada de LiveWire, a motocicleta é única. 

Audi E-tron

A marca divulgou que já iniciou a fabricação do modelo na planta de Bruxelas, na Bélgica. Com uma autonomia voltada para o uso diário, o modelo possui uma recarga de até 150 kW. 

Mercedes “verde”

A marca alemã lançou o seu primeiro veículo utilitário esportivo elétrico: o EQC. O automóvel foi apresentado em Estocolmo, na Suécia. O modelo desse SUV é o primogênito da nova família de carros elétricos. 

Nova versão

A sul-corena Hyundai anunciou a chegada de uma nova versão de entrada do seu HB20 sedã. Trata-se do Unique. Ela não substituirá a Confort Plus e deve aparecer às concessionárias no próximo dia 15.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação