Estado de Minas INFRAÇÕES

Celular ao volante: perigo dobrado

Número de multas aplicadas pela inflação cresceu 167% no Brasil


postado em 05/09/2018 16:43

No primeiro semestre de 2018 houve 268,3 mil infrações por uso do celular ao volante. Foto: Thalyta Tavares / DP
No primeiro semestre de 2018 houve 268,3 mil infrações por uso do celular ao volante. Foto: Thalyta Tavares / DP
O uso do celular ao volante é uma infração gravíssima desde 2016 e a multa custa R$ 239,47, além de sete pontos na carteira. Mas, apesar disso, parece que essa prática não intimida os motoristas. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de multas aplicadas a essa prática subiu 167% no Brasil, um total de 268,3 mil autuações apenas no primeiro semestre de 2018, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo com o auxílio das montadoras que estão cada vez mais conectando os carros através de espelhamento, bluetooth e sistemas como Apple Car Play e Android Auto, nada parece frear esse mau costume.

Segundo uma pesquisa do Cesvi Brasil, o motorista fica, em média, três segundos distraído enquanto chega uma notificação no celular. Pode parecer pouco, mas é tempo mais do que suficiente para causar um acidente grave.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação