Cinza - A principal delas: é a placa de carros particulares, com o fundo cinza e as letras pretas, comumente aplicadas aos veículos dos cidadãos brasileiros aptos a rodar nas vias.
Vermelha - Depois dela, a mais encontrada pelas ruas é a de carros de aluguel, vermelha com letras brancas. Utilizada nos carros destinados a transporte público ou de aluguel, são mais comuns em táxis, caminhões, ônibus e qualquer outro meio de transporte que não seja particular e que esteja prestando um serviço pago.
Verde - Os veículos que ainda não chegaram às concessionárias, mas que já estão em fase de teste, também possuem uma placa específica. Com o fundo verde e as letras brancas, essas identificações são vistas frequentemente aqui no DP Auto e outros meios de imprensa automotivos. São vistas nos modelos flagrados, geralmente camuflado, rodando nas rodovias. É uma modalidade destinada exclusivamente para montadoras e oficinas que desejam circular com um veículo que ainda está em teste e que, por vezes, ainda não foram regularizados e sua versão final ainda não foi lançada.
Branca - Os veículos de auto-escolas também possuem uma cor própria para as suas identificações. Se você vir alguma placa branca com letras vermelhas circulando pelas ruas, saiba que o condutor ainda está aprendendo. Isso vale não só para carros e motos, mas ônibus e caminhões também. A placa tem a finalidade de ser uma indicação no trânsito, em relação às circunstâncias especiais pelas quais aquele veículo foi submetido.

Azul - Representantes diplomáticos também circulam com veículos que possuem placas especiais. Nesse caso, são azuis com letras brancas. Assim como acontece com os militares que quando estão em missões de paz internacionais pela ONU utilizam capacetes azuis. A diferenciação se faz necessária em função das diferenças de legislação em relação ao tratamento dado a corpos diplomáticos em serviço.
Preta oficial - E, por último, existem as placas pretas com letras douradas dos veículos oficiais de autoridades brasileiras. São elas que indicam que um representante oficial está dentro. Até mesmo seu formato é diferenciado, as placas são mais altas e menos compridas em relação às outras. Veículos com essa identificação são de propriedade dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário.