Estado de Minas OFICINA

Fique de olho na Troca de óleo

Para um bom funcionamento, os componentes como sistema de embreagem, transmissão, além do motor dependem de uma lubrificação adequada


postado em 30/07/2018 09:39 / atualizado em 30/07/2018 09:45

É preciso ficar atento aos sinais da motocicleta para a troca de óleo(foto: Blenda Souto Maior/Esp. DP/D.A P)
É preciso ficar atento aos sinais da motocicleta para a troca de óleo (foto: Blenda Souto Maior/Esp. DP/D.A P)


Ao adquirir um veículo, o primeiro passo do proprietário é ler o manual para conhecer melhor o produto que comprou e, desta forma, marcar os principais pontos que devem ser destacados, tais como o tempo ou quilometragem ideal para a troca de óleo de seu veículo. É importante levar em consideração que para cada modelo e marca há um calendário específico para a troca de diversas peças, incluindo o óleo. Por isso, esteja em dia com a revisão do carro ou motocicleta.
 
Graças ao avanço tecnológico, os lubrificantes de motocicletas receberam melhoramento na viscosidade do produto, engraxando com maior eficiência as peças para, dessa forma, diminuir o atrito e aumentar a durabilidade de diversos componentes. É imprescindível ficar atento ao óleo especificado no manual da montadora, pois ele que irá atender às necessidades do sistema de lubrificação do veículo, proporcionando uma boa performance e sendo a melhor forma de garantir o desempenho desejado.
 
A partir da indicação do óleo no manual, é possível notar que óleos lubrificantes não são todos iguais, cada marca apresenta características específicas que distinguem uns dos outros. Alguns condutores acreditam que o lubrificante é igual para moto e carro, mas, mesmo parecendo semelhantes, eles apresentam diferenças significativas em sua composição que determinam o funcionamento e a performance do produto quando posto em seu veículo. Para quem possui uma moto, é pertinente ficar atento aos sinais que ela demonstra, uma vez que podem ser percebidos indícios da necessidade da troca do óleo. 
 
O mecânico Vagner Pokémon, alerta que a moto apresenta sinais como vibração e barulho do motor, assim como apresenta um desempenho mais lento, não respondendo como antes. Ao apresentar esses indicativos, o condutor deve procurar um mecânico de confiança para realizar a troca, tendo em vista que o prejuízo pode ser maior, caso a troca do óleo não seja realizada no tempo correto. “O componente, na moto, é responsável, não somente pela lubrificação do motor, mas também pelo sistema de embreagem e transmissão. Então, se misturar dois tipos de óleo, o API pode ser danificado, trazendo problemas para o veículo. Esse também é um dos motivos para o óleo de caro não funcionar corretamente para a moto”, destacou o mecânico Vagner.
 
Na troca do óleo da sua motocicleta, leve em consideração o filtro, pois ele ajuda no bom funcionamento do fluido, impedindo as impurezas de atingirem o motor. Apesar de alguns modelos indicarem um momento de troca diferente entre o lubrificante e o filtro, Vagner ressaltou que o melhor é realizar a troca em conjunto dos dois componentes, para evitar possíveis transtornos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação