Ao adquirir um veículo, o primeiro passo do proprietário é ler o manual para conhecer melhor o produto que comprou e, desta forma, marcar os principais pontos que devem ser destacados, tais como o tempo ou quilometragem ideal para a troca de óleo de seu veículo. É importante levar em consideração que para cada modelo e marca há um calendário específico para a troca de diversas peças, incluindo o óleo. Por isso, esteja em dia com a revisão do carro ou motocicleta.
Graças ao avanço tecnológico, os lubrificantes de motocicletas receberam melhoramento na viscosidade do produto, engraxando com maior eficiência as peças para, dessa forma, diminuir o atrito e aumentar a durabilidade de diversos componentes. É imprescindível ficar atento ao óleo especificado no manual da montadora, pois ele que irá atender às necessidades do sistema de lubrificação do veículo, proporcionando uma boa performance e sendo a melhor forma de garantir o desempenho desejado.
A partir da indicação do óleo no manual, é possível notar que óleos lubrificantes não são todos iguais, cada marca apresenta características específicas que distinguem uns dos outros. Alguns condutores acreditam que o lubrificante é igual para moto e carro, mas, mesmo parecendo semelhantes, eles apresentam diferenças significativas em sua composição que determinam o funcionamento e a performance do produto quando posto em seu veículo. Para quem possui uma moto, é pertinente ficar atento aos sinais que ela demonstra, uma vez que podem ser percebidos indícios da necessidade da troca do óleo.
O mecânico Vagner Pokémon, alerta que a moto apresenta sinais como vibração e barulho do motor, assim como apresenta um desempenho mais lento, não respondendo como antes. Ao apresentar esses indicativos, o condutor deve procurar um mecânico de confiança para realizar a troca, tendo em vista que o prejuízo pode ser maior, caso a troca do óleo não seja realizada no tempo correto. “O componente, na moto, é responsável, não somente pela lubrificação do motor, mas também pelo sistema de embreagem e transmissão. Então, se misturar dois tipos de óleo, o API pode ser danificado, trazendo problemas para o veículo. Esse também é um dos motivos para o óleo de caro não funcionar corretamente para a moto”, destacou o mecânico Vagner.
Na troca do óleo da sua motocicleta, leve em consideração o filtro, pois ele ajuda no bom funcionamento do fluido, impedindo as impurezas de atingirem o motor. Apesar de alguns modelos indicarem um momento de troca diferente entre o lubrificante e o filtro, Vagner ressaltou que o melhor é realizar a troca em conjunto dos dois componentes, para evitar possíveis transtornos.