Estado de Minas NOVIDADE

Volvo traz ao Brasil versão de entrada para o XC40

A marca oferece para a versão T4 um pacote opcional de direção semiautônoma além de infoentretenimento e mais itens de série


postado em 27/07/2018 11:35 / atualizado em 27/07/2018 12:34

 XC40 tem a versão de entrada T4 que custará R$ 169.950, chegando em julho deste ano (foto: Volvo/ Divulgação )
XC40 tem a versão de entrada T4 que custará R$ 169.950, chegando em julho deste ano (foto: Volvo/ Divulgação )

 
Após lançar no Brasil o XC40 nas versões Momentum e R-Design, a Volvo apresenta a configuração de entrada T4, completando a linha 2019 de seu mais novo utilitário esportivo.
 
Eleito Carro do Ano na Europa em março, no Salão do Automóvel de Genebra “uma das premiações mais importantes do mundo“, o XC40 é produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica. Com ele, a marca oferece ao consumidor, pela primeira vez em sua história, três utilitários esportivos globais (com o XC60 e o XC90) voltados ao segmento que mais cresce no mundo.

O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. A plataforma permite reunir dispositivos e aprimorar mais recursos do automóvel, como o quesito segurança e dirigibilidade, que colocam o XC40 como referência no segmento.

MEDIDAS

Em suas dimensões, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.

DESIGN ATUAL 

O XC40 segue combinando robustez com visual elegante e refinado. O exterior combina um capô longo e largos para-lamas, que confirmam a presença imponente do modelo. A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento.

LUZES TECNOLÓGICAS 
 
(foto: Volvo/ Divulgação )
(foto: Volvo/ Divulgação )
 

Na versão T4, o Volvo FULL LED System incorpora aos faróis do veículo as funções de nivelamento automático de acordo com a carga do carro; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato "T" (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros.

Na traseira, a lanterna característica se identifica com os novos SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria.

DESIGN INTERNO
 
Painel com central multimídia que pode ser comandada praticamente toda por voz(foto: Volvo/ Divulgação )
Painel com central multimídia que pode ser comandada praticamente toda por voz (foto: Volvo/ Divulgação )
 

O interior do XC40 tem uma abordagem radicalmente nova para os porta-objetos. O engenhoso design de interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob o assento do motorista, além de uma lixeira removível no túnel do console central.

Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os designers retiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água.

ENTRETENIMENTO E CONECTIVIDADE 

O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista mais natural e intuitivo. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
 
POTÊNCIA

O modelo dispõe da transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 hp a 4.700 rpm e torque de 300 N.m entre 1.300 e 4.000 rpm.
Em números, a nova versão do utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 210 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 8,4 segundos.

SEGURANÇA

Quanto à segurança, o XC40 se beneficia das premiadas tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60, tornando-o referência entre os SUVs premium de entrada. A versão T4 é equipada com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte, mesmo durante a noite.
 
Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
 
O XC40 também disponibiliza como itens de série como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.

DIREÇÃO SEMIAUTÔNOMA

O modelo acrescenta ainda à lista de equipamentos sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em aclive e declive, assistente de descidas íngremes, controle de cruzeiro e, como opcional, direção semiautônoma de até 130 km/h, por R$ 5 mil. Assim, o XC40 T4 é o modelo mais barato do Brasil a oferecer essa tecnologia.


Confira os preços:
 
XC40 T4: R$ 169.950 (a partir de julho)
XC40 T5 Momentum: R$ 194.950
XC40 T5 R-Design: R$ 214.950
 
(foto: Volvo/ Divulgação )
(foto: Volvo/ Divulgação )
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação