Estado de Minas NOVIDADE

Honda aposta em nova segmentação

Com modelos apresentados no Salão Duas Rodas, no ano passado, motocicletas chegam às concessionárias para todos os públicos


postado em 03/07/2018 12:29 / atualizado em 05/07/2018 14:45

A Honda atrai os mais diversos tipos de pilotos e por isso aposta em segmentos para todos os gostos no Brasil. Em Pernambuco não é diferente. Para isso, a marca apresentou três dos seus modelos, que já estão disponíveis nas lojas, em um workshop que aconteceu no CETH (Centro de Educação e Treinamento da Honda), no Recife.

A primeira foi a CBR 1000RR Fireblade, com uma proposta de mais velocidade para a estrada. O modelo entrou na linha 2018 com novo design, além de ter ganhado mais potência e leveza. O que ajuda na hora de acelerar. Para quem não está acostumado, a posição de pilotagem pode causar estranhamento, mas o conforto ajuda na hora de colocar a moto na pista.

Com as tecnologias adicionadas, a motocicleta conversa com o piloto. A possibilidade de redução automática de marcha dá mais confiança ao piloto. O ABS duplo surpreende na hora da frenagem em curva, passando a sensação de segurança. Sem falar na resposta da aceleração, graças ao torque.

Importada do Japão e com quase meio milhão de unidades vendidas no mundo, desde a sua estreia em 1992, a moto de alta cilindrada possui três anos de garantia e assistência no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. De acordo com a marca, a nova versão traz 90% dos componentes totalmente novos em relação à geração anterior.

Mas, o forte mesmo da Honda aqui em Pernambuco parece ser os scooters. Não por isso, a marca apresentou dois deles durante o encontro. A principal novidade é a aventureira X-ADV que possui um motor de 748 cilindradas com transmissão automática de dupla embreagem que entrega até 55 cavalos.

A X-ADV chegou de maneira inédita no segmento dos scooters, trazendo a alta cilindrada de potência ao conforto do modelo. Com para-brisa de linhas mais simples e design mais agressivo, a moto, nas pistas, possibilita a pilotagem em modo automático, além da opção aventureira, permitindo ao condutor trocar as marchas manualmente.

Conduzindo, é possível notar nitidamente a troca de marchas, mesmo no modo automático, e o ronco tradicional da motocicleta, agradando os amantes do som do motor. Também é possível sentir a redução na opção automática, reação que passa confiança.

O modelo é capaz de reunir qualidades necessárias para uma nova proposta. Com suspensões mais altas do que o tradicional para o segmento, o scooter não dispensa uma aventura off-road. A importação do modelo também acontece do Japão e a garantia e a assistência abrangem os mesmos países da Fireblade.

E falando em Scooter, a Honda também está investindo na SH300i. A principal novidade do modelo está na nova opção de cor. O marrom perolizado está disponível para os interessados.

O para-brisa da SH300i é original de série, mas, caso o cliente não curta o padrão europeu, pode pedir para retirar na concessionária.

A princípio, a impressão é de que o para-brisa está próximo demais ao capacete e irá atrapalhar na pilotagem, contudo, isso não ocorre e pode ser um grande aliado em viagens longas.

Para ligar, a motocicleta conta com o sistema smart key com sensor de presença, tendo o controle de uma luz que sinaliza a carga da bateria, não deixando o piloto na mão.

Ao conduzir, é possível sentir a estabilidade do scooter combinada com o sistema silencioso que traz uma sensação de leveza.

Em termos técnicos o modelo continua com o motor de 279 cc que entrega até 24,9 cavalos de potência e 2,59 kgfm de torque. A SH300i é o mais novo investimento da Honda que pretende “adaptar” o piloto da PCX à uma pilotagem mais off road proporcionada pela X-ADV.

Saiba mais

CBR 1000 RR Fireblade
R$ 69.900

SP
R$ 79.900

X-ADV
R$ 52.500

SH300i
R$ 29.990

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação