Estado de Minas SUV

Lifan apresentou o novo X80

Acabamento e beleza não serão empecilhos para o carro emplacar bem. Valor é taxado em R$ 129.77


postado em 23/06/2018 10:00 / atualizado em 04/07/2018 15:00

O maior modelo da montadora chega em versão única no Brasil sendo importado do Uruguai e conta com lista de equipamentos generosa. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
O maior modelo da montadora chega em versão única no Brasil sendo importado do Uruguai e conta com lista de equipamentos generosa. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
Olhando o X80 é difícil dizer de cara que estamos falando de um carro chinês .O novo SUV da marca agrega visual charmoso, excelente acabamento e muita tecnologia embarcada em versão única que custa R$ 129.777.

O “suvizão” é grandão mesmo. São quase cinco metros de comprimento e espaço para sete pessoas. Os ocupantes da última fileira de bancos não vão espremidos. Com ajustes de inclinação do encosto e de distância para o banco da frente, espaço para levar adultos na terceira fileira é liberado. Tanto a segunda como a terceira fileira têm assoalho totalmente plano, ponto para o conforto. 

X80 conta com quase cinco metros de largura. Dimensão que chega perto da SW4. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
X80 conta com quase cinco metros de largura. Dimensão que chega perto da SW4. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
O X80 tem visual bacana e elegante. A linha de cintura alta dá um ar de robustez ao modelo que chega em três cores: branco, vermelho e preto. Detalhes como as duas ponteiras de escapamento e as rodas aro 19 polegadas diamantadas, que dão charme a mais. O conjunto óptico conta luz diurna em LED e faróis de neblina. O revestimento dos bancos é composto por material ecológico, e o painel de instrumentos digital conta com três configurações de grafismo.

Motor 2.0 turbo gera 185 cavalos. Suficiente para empurrar os 1.885 kg do carro. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
Motor 2.0 turbo gera 185 cavalos. Suficiente para empurrar os 1.885 kg do carro. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
O maior modelo da Lifan chega em versão única no Brasil, primeiro mercado depois da China que o X80 desembarca, e é produzido no Uruguai. A VIP vem com uma lista de equipamentos bem generosa, entre os itens de série há 6 airbags, controles de tração e estabilidade, sensores de luz e estacionamento, acesso e partida por chave presencial, teto solar elétrico, ar-condicionado digital, bancos de couro, controle de velocidade de cruzeiro, câmera de ré, retrovisor interno antiofuscante e central multimídia de 8 polegadas. Chama atenção a direção elétrica com ajuste de profundidade para o volante. Alguns itens não vêm em concorrentes, como bancos dianteiros com ajuste elétrico, teto solar, chave presencial e saídas de ar-condicionado traseiras.

Falando em concorrência

Faróis com luzes de LED deixam o visual atraente. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
Faróis com luzes de LED deixam o visual atraente. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
A categoria de SUVs grandes, como opção familiar, como o X80, traz concorrentes como Hyundai Santa Fe (R$ 197 mil) e Kia Sorento, também com sete lugares. As dimensões do modelo da Lifan são maiores ,com 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,76 m de altura e 2,79 m de entreeixos, chegando próximo ao Toyota SW4 (R$ 168.140). O X80 briga também com o Volkswagen Tiguan (R$ 149.900). Em dimensões, o X80 chega próximo do Toyota SW4, que tem carroceria montada sobre chassi SUV tem painel e paineis de porta com revestimento macio. Quadro de instrumentos é digital e conta com três formas de exibição, mas são poucas as configurações permitidas.

Motor
 
Capacidade do porta-malas vai de 200 l a 2.500 l. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
Capacidade do porta-malas vai de 200 l a 2.500 l. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
O motor é um 2.0 turbo com injeção direta gera 185 cv a 5.000 rpm e 28,6 mkgf entre 1.600 e 3.600 rpm, suficiente para empurrar o grandão de 1.885kg. Para rotações mais elevadas, conta com o modo Sport. O câmbio é automático de seis marchas, produzido pela DSI, com opção de trocas sequenciais pela alavanca. O consumo médio na cidade é de 8,39km/l e 12,27km/l na estrada. Os bancos são rebatíveis para facilitar o acesso ao interior e para ampliar a área de carga, que pode variar de 200 litros (com os sete assentos) a 2.500 litros com todos os bancos rebatidos. Lifan fala em capacidade de 200 litros com a terceira fileira de pé…

Evolução da Lifan

Central de oito polegadas e teto solar elétrico vêm de série. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
Central de oito polegadas e teto solar elétrico vêm de série. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
 
No Brasil desde 2013, a Lifan busca um novo posicionamento de mercado e promete mais carros como X80, trazendo bom acabamento, design diferenciado e preço competitivo. Será que é chegada a hora de ver os carros chineses com outros olhos?

Volante multifuncional é um bom diferencial no veículo. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
Volante multifuncional é um bom diferencial no veículo. Foto: Rafael Munhoz / Lifan
Ficha técnica

Motor: 2.0

Potência: 184 cv

Torque: 28,6 kgfm entre 1.600 - 3.600 rpm

Capacidade do tanque de gasolina: 72 litros

Velocidade máxima:
Superior a 200 km/h

Consumo de combustível:

-Urbano: 8,39 km/litro
-Estrada: 12,27 km/litro

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação