Algarve (Portugal) - Espere tudo do Jaguar I-Pace. Absolutamente tudo de um carro que irá seduzi-lo pelo design, pela inteligência e silêncio a bordo. Os ingleses apresentaram, na última quinta-feira, aqui em Portugal, na região do Algarve, a nova aposta global da marca absolutamente correta com o futuro. O carro 100% elétrico dá literalmente adeus a todo tipo de combustível fóssil, resolve a sua vida e ainda posa de SUV mas está mais para crossover.
Da planta de Graz, na Áustria, direto para o Brasil, no fim do ano, em novembro, o I-Pace de 400 cavalos de potência e torque de 70 quilos instantâneos é uma fera. Você vai ter tempo de dar o primeiro suspiro e pronto: 0 a 100 Km/h em 4,8 segundos no carrão que pesa 2.208 quilos e tem 95% da carroceria em alumínio. O desempenho de esportivo é tão surpreendente que a arrancada merece ser feita todas as vezes que você parar no sinal sem ninguém na sua frente. Em silêncio absoluto desde o momento que você pisa no freio e aperta o botão de partida.
Equipado com uma bateria íon de lítio de 90kWh formada por 432 células e capacidade térmica de bom isolamento, o I-Pace roda e garante autonomia de aproximados 480 quilômetros. Isso porque os dois motores elétricos idênticos ficam na base de cada eixo do automóvel, o que permite equilíbrio nas curvas e sem contar o jogo de tração nas quatro rodas. Gente! Pilotei na cidade, estrada, off road, dentro de um rio raso, claro, e no autódromo de Algarve chegando a máxima de 200 Km/h. Que pista! Carro bom de curva.
Para abastecer, o carregador de 100 kW permite energia de 80% da bateria em até 40 minutos. Mas você tem que andar muito para reabastecer porque 400 quilômetros em uso urbano, por exemplo, com a possibilidade de regeneração da força pelo freio a motor rende muito. Ah! Para carregar na tomada de casa, os 80% de carga são alcançados em 10 horas. Vá dormir e deixe ligado.
Zero emissões e transmissão de velocidade única. Aperte apenas os botões porque a alavanca das marchas sumiu. Drive, neutro, ré e estacionamento são alguma das funções e botões do console central que ainda controla a tração, suspensão e o modo de condução do motorista. Tudo exibido na tela do painel. O crossover que do lado de fora é estiloso e sensual calça rodas aro 22 polegadas de um bom gosto que merece meus cumprimentos. O rendimento é de alta performance e a rolagem do veículo é macia. Mas saiba também que o carro freia muito. O sistema de parada também é eletrônico e combina com a frenagem regenerativa. A engenharia distribuiu o peso de 50:50 e um centro de gravidade 130 milímetros mais baixo que o primo F-Pace. Detalhe: vai querer ouvir um som que substitua o ronco do motor e do escape? Escolha isso no painel e tenha uma leve impressão do “barulho”.
O I-Pace tem jeitão de cupê e o design é inspirado no esportivo C-X75. Seu coeficiente de arrasto de 0,29 é dos bons e a grade dianteira ondulada canaliza o fluxo de ar para as linhas do capô (que tem uma fenda central) e também ajudam no resfriamento da bateria. Ainda por fora, as maçanetas são iguais a do Range Rover Velar (marca do grupo JLR).
O carro tem sistema de suspensão pneumática opcional, o I-Pace ainda pode ser rebaixado em 10 milímetros em velocidade acima de 105 km/h, o que também contribui para a redução do arrasto. A assinatura dos faróis full LED do modelo em duplo “J” são marcantes.
O luxuoso espaço interno reveste as bases do teto panorâmico de alcântara e isso ficou um charme. Porta objetos não faltam assim como a carona do patrão no banco traseiro de pernas cruzadas e sem aquele túnel chato no chão que aperta as pernas. O porta-malas tem capacidade para até 656 litros podendo ser ampliada para até 1.453 litros com os bancos rebaixados.
Da planta de Graz, na Áustria, direto para o Brasil, no fim do ano, em novembro, o I-Pace de 400 cavalos de potência e torque de 70 quilos instantâneos é uma fera. Você vai ter tempo de dar o primeiro suspiro e pronto: 0 a 100 Km/h em 4,8 segundos no carrão que pesa 2.208 quilos e tem 95% da carroceria em alumínio. O desempenho de esportivo é tão surpreendente que a arrancada merece ser feita todas as vezes que você parar no sinal sem ninguém na sua frente. Em silêncio absoluto desde o momento que você pisa no freio e aperta o botão de partida.
Equipado com uma bateria íon de lítio de 90kWh formada por 432 células e capacidade térmica de bom isolamento, o I-Pace roda e garante autonomia de aproximados 480 quilômetros. Isso porque os dois motores elétricos idênticos ficam na base de cada eixo do automóvel, o que permite equilíbrio nas curvas e sem contar o jogo de tração nas quatro rodas. Gente! Pilotei na cidade, estrada, off road, dentro de um rio raso, claro, e no autódromo de Algarve chegando a máxima de 200 Km/h. Que pista! Carro bom de curva.
Para abastecer, o carregador de 100 kW permite energia de 80% da bateria em até 40 minutos. Mas você tem que andar muito para reabastecer porque 400 quilômetros em uso urbano, por exemplo, com a possibilidade de regeneração da força pelo freio a motor rende muito. Ah! Para carregar na tomada de casa, os 80% de carga são alcançados em 10 horas. Vá dormir e deixe ligado.
Zero emissões e transmissão de velocidade única. Aperte apenas os botões porque a alavanca das marchas sumiu. Drive, neutro, ré e estacionamento são alguma das funções e botões do console central que ainda controla a tração, suspensão e o modo de condução do motorista. Tudo exibido na tela do painel. O crossover que do lado de fora é estiloso e sensual calça rodas aro 22 polegadas de um bom gosto que merece meus cumprimentos. O rendimento é de alta performance e a rolagem do veículo é macia. Mas saiba também que o carro freia muito. O sistema de parada também é eletrônico e combina com a frenagem regenerativa. A engenharia distribuiu o peso de 50:50 e um centro de gravidade 130 milímetros mais baixo que o primo F-Pace. Detalhe: vai querer ouvir um som que substitua o ronco do motor e do escape? Escolha isso no painel e tenha uma leve impressão do “barulho”.
O I-Pace tem jeitão de cupê e o design é inspirado no esportivo C-X75. Seu coeficiente de arrasto de 0,29 é dos bons e a grade dianteira ondulada canaliza o fluxo de ar para as linhas do capô (que tem uma fenda central) e também ajudam no resfriamento da bateria. Ainda por fora, as maçanetas são iguais a do Range Rover Velar (marca do grupo JLR).
O carro tem sistema de suspensão pneumática opcional, o I-Pace ainda pode ser rebaixado em 10 milímetros em velocidade acima de 105 km/h, o que também contribui para a redução do arrasto. A assinatura dos faróis full LED do modelo em duplo “J” são marcantes.
O luxuoso espaço interno reveste as bases do teto panorâmico de alcântara e isso ficou um charme. Porta objetos não faltam assim como a carona do patrão no banco traseiro de pernas cruzadas e sem aquele túnel chato no chão que aperta as pernas. O porta-malas tem capacidade para até 656 litros podendo ser ampliada para até 1.453 litros com os bancos rebaixados.
Intuição
Muito fácil conviver com a tecnologia do I-Pace. O sistema de entretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas sensíveis ao toque opera as funções do veículo como controle de temperatura, som e modo de condução (o dinâmico é o máximo). O cluster (relógios) 100% digital projetado em uma tela de alta resolução em TFT faz todo sentido. E ainda existe a projeção do head-up display que mostra o que você precisar no para-brisas. E tem mais: a tecnologia Smart Settings registra o estilo de condução do motorista e consegue assim adaptar o veículo às necessidades de cada um.
Seu celular
Por meio do Bluetooth entre o smartphone do proprietário e o veículo todas as configurações de temperatura, posição dos bancos e modo de condução podem ser previamente configuradas e já estarem prontas antes mesmo de o motorista entrar no automóvel. E para os fissurados em tecnologia, o sistema é compatível com o Amazon Alexa. O dono do carro poderá consultar como está o nível da carga da bateria ainda dentro de casa e projetar o percurso. E tem mais: pode abrir ou fechar o Jaguar que recebe atualizações de software automaticamente.
Editor viajou a convite da Jaguar Land Rover