Estado de Minas ALERTA

Cuidado com combustíveis adulterados

A gasolina e o etanol clandestino pode causar diversos "sintomas" tanto na moto quanto no carro


postado em 30/05/2018 11:04 / atualizado em 30/05/2018 12:30

(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 
 
Ao insistir em rodar com o veículo abastecido com combustível adulterado, o carro começará a engasgar, com consumo alto e perda de potência. Já a motocicleta apresenta aceleração desregulada e problemas na ignição, fazendo com que a moto falhe e  não ligue.

O recomendado é abastecer seu veículo em postos de bandeira confiável e, caso o cliente tenha dúvida sobre a qualidade do produto, o funcionário do posto é obrigado a realizar um teste para comprovar a qualidade do combustível. O teste consiste em colocar em um recipiente de 100ml, metade de gasolina e metade de água. Gasolina não se mistura com água, mas etanol sim. Se o combustível estiver adulterado, mais de 10ml do produto irá se misturar com a água.

Carlos Monteiro, gerente de assistência técnica da Italiana, ressalta que neste momento de desabastecimento e escassez de combustível, diversos postos estão adulterando ou realizando a prática da “bomba baixa”, que é a alteração no volume vendido, ou seja, você paga um litro mas recebe menos. “Já recebemos aqui carros com problemas causados pela adulteração do combustível, tanto do etanol quanto da gasolina. Está uma situação fora de controle”, Carlos ressalta. 
 
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) permite até 27% de etanol na gasolina e possui um documento de certificado de qualidade para os postos regularizados, caso desconfie do posto, peça para ver este documento. Para realizar denúncias, a pessoa que se sente lesada pode procurar a ANP, através do site anp.gov.br, como também é possível denunciar ao Procon Recife nos telefones 0800 28 11 311 e 3355-3290, além do e-mail procon@recife.pe.gov.br. O Procon está situado na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e atende das 8h às 13h. Então, se não tiver com o tanque na reserva, evite abastecer neste período para evitar transtornos e prejuízos futuros. 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação