Ensino

Maio Amarelo ganha app de educação no trânsito para crianças

O aplicativo ensina boas práticas aos jovens através de jogos educativos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/05/2018 08:39


Divulgação


O Maio Amarelo Kids foi desenvolvido para propor aprendizado sobre o trânsito, por meio de um jogo lúdico e interativo, premiando os mais bem colocados na competição com um concurso cultural. A ideia central da iniciativa é que os estudantes participantes se tornem multiplicadores do aprendizado proposto pelo game. A empresa idealizadora do jogo convoca escolas públicas e privadas de todo o país a participarem do Maio Amarelo Kids, trazendo para seus alunos a refletirem sobre a mobilidade urbana e por um trânsito mais seguro. Não há custo para as escolas, que podem inserir a atividade tanto no modelo extracurricular como dentro das aulas, em diversas disciplinas, como por exemplo,  Geografia, Matemática, Artes, Português e Teatro.

A iniciativa de educação para o trânsito foi desenvolvida pela empresa Zoom, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, planejando engajar mil escolas de todo o país, promovendo a integração de estudantes e familiares na temática da mobilidade urbana através de dinâmicas e jogos.

Mesmo não sendo motoristas, as crianças participam ativamente do trânsito, como pedestres, passageiros, ciclistas ou skatistas. No entanto, normalmente, somente aos 18 anos é que começam a ser educadas para o trânsito, para a carteira de habilitação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), acidentes de trânsito são a segunda principal causa da morte de crianças e adolescentes brasileiros de 10 a 19 anos.


Como participar

Para participar do Maio Amarelo Kids os educadores ou responsáveis de escolas públicas ou privadas de todo o país devem realizar o cadastro da instituição de ensino pelo site www.maioamarelokids.org.br. Para jogar, jovem e seus familiares precisam baixar gratuitamente o game Maio Amarelo Kids no computador por meio do www.maioamarelokids.org.br ou em tablets e smartphones Android e IOS, disponível no App Store e Google Play. A escola adquire pontos com a pontuação quando os estudantes desenvolvem ações de educação no trânsito para a comunidade do entorno. 

Jogo e concurso

O jogo traz um mapa de uma cidade e, a cada semana do mês de maio, apresenta novos desafios relacionados ao tema de mobilidade urbana para as crianças resolverem, promovendo a análise crítica de situações cotidianas em um ambiente lúdico e interativo. O aluno ganha pontos a cada desafio acertado, podendo aumentar a sua pontuação com outras ações relacionadas ao jogo, por exemplo, incentivando seus pais a assistirem animações educativas sobre mobilidade urbana.

Alerta

A violência no trânsito mata tanto quanto a violência pública no Brasil. Esta afirmação é fruto de uma pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária, apontando que, a cada 12 minutos, uma pessoa morre vítima no trânsito, enquanto a violência pública subtrai uma vida a cada 10 minutos. No ranking mundial, o país ocupa o quinto lugar em números de vítimas fatais da imprudência ao volante. Diante deste cenário preocupante, a ZOOM education for life se uniu ao Observatório para promover o Maio Amarelo Kids, uma iniciativa alinhada ao tema do Movimento Maio Amarelo 2018, "Nós somos o trânsito", e dirigida ao público estudantil do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental e suas famílias.

Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
17 de novembro de 2018
16 de novembro de 2018

Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe