Estado de Minas TEST DRIVE

Chevrolet Equinox: testamos e avaliamos

Puxado pelo motor 2.0 turbo do Camaro, o novo GM Equinox empolga na aceleração e se destaca no segmento pela ampla lista de tecnologia


postado em 06/04/2018 16:54

(foto: Bruno Vasconcelos / DP)
(foto: Bruno Vasconcelos / DP)
 

 

A Chevrolet convocou o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa para ser o garoto propaganda do seu novo SUV, o Equinox. Muita gente pode ter achado exagerado aquele “pega” entre o utilitário e um Porsche promovido na campanha com Massa. Tratando-se de uma peça publiciária, não se pode dizer se a comparação entre um SUV e um superesportivo é exagerada ou não. O fato é que, após testar o Equinox por alguns dias e ter a chance de acelerar o utilitário, aquela satisfação estampada no rosto de Massa durante a propaganda também estava em meu semblante.


A razão de tamanha felicidade ao acelerar o Equinox é alimentada pelo motor 2.0 turbo herdado do Camaro, que entrega 262 cv de potência e 37 kgfm de torque. Pesando pouco menos de 1.700 kg, o SUV da Chevrolet tem uma relação peso/potência equivalente a de carros que são classificados como esportivos.

 

(foto: Bruno Vasconcelos / DP)
(foto: Bruno Vasconcelos / DP)
 

 

Os números também corroboram essa classificação. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.


Mas não é só o desempenho do motor que chamou nossa atenção no Equinox. Dono de um acabamento impecável, o SUV da GM também se destaca pelos mimos tecnológicos disponíveis nessa versão Premier.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Para não listar todos os equipamentos - até porque são muitos - vamos ressaltar os que achamos mais interessantes, como teto solar panorâmico bem generoso, a central multmídia completa e de fácil utilização, o assistente de estacionamento (manobra sozinho) e um sistema de som de notas precisas com a assinatura da Bose.

 

(foto: Chevrolet / Divulgacao)
(foto: Chevrolet / Divulgacao)
 


No quesito segurança o Equinox também é nota 10. Além do controle de estabilidade, do assistente de permanência em faixa, do monitor de tráfego cruzado (alerta se algum carro está se aproximando em saídas de vaga) e dos sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, o Equinox tem um curioso sistema que alerta o motorista do risco de colisão fazendo vibrar o banco do condutor. A novidade causa uma certa estranheza no primeiro momento, mas depois você nota o quão importante e eficiente é essaa forma de chamar a atenção do motorista. Isso num carro familiar (mesmo de pegada esportiva) é fundamental.

Ficha Técnica

Motor: 2.0 16V - Turbo
Potência: 262 cv
Torque: 37 kgfm entre 2.500 e 4.500 rpm
Câmbio: Automático de nove marchas, tração integral (AWD)
Freios: Discos ventilados na frente e atrás
Rodas e pneus: 235/50 R19
Dimensões:
4,65 m (comp.)
1,84 m (larg.)
1,66 m (alt.)
2,72 m (entre-eixos)
Tanque: 59 litros
Volume do porta-malas:468 litros
Peso: 1.679 kg
Preço sugerido:R$ 155.990

 

 

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