Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 03/03/18

Colunista fala sobre os carros que serão apresentados no Salão de Genebra


postado em 05/03/2018 14:27 / atualizado em 05/03/2018 15:01

O Salão de Genebra

Embarcamos para a Suíça para fazer a cobertura da mostra que promove a abertura dos principais lançamentos do semestre ao mesmo tempo que anunciam novas tecnologias. O 88º Motor Show de Genebra abre as portas no próximo dia 8 de março (quinta-feira) encerrando os portões no dia 18. Nele, o futuro que muito interessa ao Brasil estará pela frente. Onde conceitos (os carros do amanhã) e a realidade estarão juntos, como os imortais esportivos de alta performance, além das Ferraris e Porsches e os mortais que revelarão parte do Volks T-Cross, por exemplo, na inspiração conceitual vinda da Skoda. Bom entender o espírito dos japoneses com a Toyota apostando no estilo do Corolla hatch, que não é vendido por aqui, mas podemos dizer que a base da renovação do sedã nacional em 2020 seguirá os passos desse modelo. Na Audi, o estiloso A6, que logo será vendido no Brasil, foi visualmente refinado. Dá para esperar o novo 911? Acho que ainda é cedo para mostrar, mas não duvido se uma ação ousada da Porsche exibir o carrão. São naves associadas ao luxo na cidade neutra onde a Europa se curva e respeita tudo que sai da encantadora Genebra.

(foto: Bruno Vasconcelos / DP )
(foto: Bruno Vasconcelos / DP )

Virtus 1.6
O Virtus já desembarca na Argentina. E, assim como ocorreu com o Polo, o sedã só estará disponível na motorização 1.6. Para compensar a ausência do topo de linha 1.0 TSI, os argentinos terão a opção de câmbio automático de seis marchas.

Rota da Volvo
José Ranulfo, Marta, Paula e Roberta Queiroz alinham a chegada do novo e diferenciado XC40. O SUV, que é um dos mais completos do segmento, deverá cativar boa parte dos consumidores que procuram uma opção compacta ao XC60.

Auto Motor 2018
Domingo estreia a nova temporada do programa que vem com novo formato e diferente. Matérias maiores e um espaço dedicado ao quadro Planeta carro com as principais notícias do setor e, claro, muita prestação de serviço. Aguardo a audiência de vocês no Auto Motor 2018, às 10h, na Band TV Tribuna, Band Piaui, Rio Grande do Norte, Alagoas e interior de São Paulo.

X3 na Sael
Renan Rego, Evandro e Lau Barbosa comandam evento de lançamento do novo BMW X3, na quarta-feira às 19h na Imbiribeira. Acompanhei de perto o SUV em setembro do ano passado, no Mundial de Frankfurt. O X3 chega nas versões mais completas. Detalhe: não pode chegar perto do valor do X2 que vem por aí.

Mudanças no pódio
O Onix perdeu a liderança. Houve um troca-troca entre Hyundai HB20 (que assumiu a vice-liderança) e o Ford Ka, que ocupa o terceiro lugar entre os mais vendidos de fevereiro. O Renault Kwid respira e agora chega à quinta colocação com 4.506 unidades vendidas no mês passado.

Corolla na Argentina
A Toyota decidiu exportar a versão brasileira do Corolla para a Colômbia como uma forma de ampliar o seu polo industrial no Brasil. A política já vem sendo implantada pela marca com o envio do modelo para países fora do Mercosul.

Recall
A Audi anunciou esta semana a convocação de dois modelos por possível defeito no airbag dianteiro do passageiro. O recall envolve apenas três unidades, duas do RS Q3 e uma do A3 sedã 1.4.

Adeus ao diesel
Paris, Madri, Atenas e Cidade do México são algumas das várias cidades que anunciaram planos de acabar com os veículos movidos a diesel até 2025 com o objetivo de melhorar a qualidade do ar. Os carros movidos a esse tipo de combustível estão entre as piores fontes de poluição atmosférica urbana. Você está de acordo? Vamos falar sobre o tema.

Mini na China
O grupo BMW, dono da Mini, se uniu à Great Wall, marca chinesa, para produzir novos modelos compactos equipados com motores elétricos. Apesar de o acordo ainda estar sendo definido, a expectativa é de que os primeiros veículos sejam apresentados em poucos anos. Ninguém vai segurar mais o mercado dos elétricos.

(foto: Honda / Divulgação )
(foto: Honda / Divulgação )

Estreia do CRV
Apesar de já estar sendo oferecido nos mercados asiáticos e da América do Norte, a Honda aposta na visibilidade e coloca o CR-V renovado no seu estande do Salão de Genebra. O intuito é levar o modelo para a Europa para ocupar um lugar acima do HR-V. No Brasil, ele chega na metade do ano. Assim espero.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação