Estado de Minas POLUIÇÃO

Volkswagen, BMW e Daimler são acusadas de testar efeitos do diesel em macacos

As marcas financiaram estudos que utilizavam testes em animais para defender o uso de diesel nos carros


postado em 29/01/2018 18:36

(foto: Peu Ricardo/ DP)
(foto: Peu Ricardo/ DP)
 
As montadoras alemãs Volkswagen, BMW, Daimler (dona da Mercedes-Benz) e Bosch são acusadas por jornais dos EUAS e da Alemanha a testar emissão de poluentes com macacos e seres humanos. Segundo a revelação do jornal The New York Times, os teste foram realizados em 2014 em território americano por uma organização europeia de saúde no setor do transporte, o UEGT, na época, financiada pelas quatro marcas.
Na denúncia, o New York Times afirma que dez macacos foram expostos a fumaça expelida por um Volksvagen Beetle, para analisar os efeitos na saúde dos animais. Esse teste ocorreu após a Organização Mundial da Saúde classificar como cancerígenas as emissões do diesel em 2012.
Beetle foi utilizado em testes com macacos(foto: Volkswagen/ Divulgação)
Beetle foi utilizado em testes com macacos (foto: Volkswagen/ Divulgação)

Após a revelação do jornal americano, a Volkswagen afirmou que “toma distância de qualquer forma de maus-tratos animais”. Já a Daimler afirmou que abrirá investigação sobre o que ocorreu na pesquisa. A BMW alegou que não participou do processo de desenvolvimento dos métodos para o estudo. E por fim, a Bosch relatou que deixou o grupo UEGT em 2013.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação