Estado de Minas UTILITÁRIO

Volvo XC40 é divertido e estiloso

Suecos podem conquistar espaço do mercado premium entre os SUVs, na faixa dos 170 mil. Produto! Hummm quer saber? Eles têm de sobra


postado em 30/11/2017 00:02 / atualizado em 30/11/2017 09:28

SUV foi apresentado em Barcelona(foto: Jorge Moares/DP)
SUV foi apresentado em Barcelona (foto: Jorge Moares/DP)


Barcelona - O XC40 repete a receita da família de SUVs da Volvo. Na estrada é impecável, suave e brava, enquanto na cidade promete ser um desfile de estilo. Modelo chegará em abril para aumentar em 50% a participação da marca no mercado premium e no detalhe: com um automóvel em conta, divertido e alto.

Com o XC40, a Volvo quer aumentar em 50% a participação no mercado premium(foto: Jorge Moares/DP)
Com o XC40, a Volvo quer aumentar em 50% a participação no mercado premium (foto: Jorge Moares/DP)


Em nossa rota, parte das “carreteras” de Barcelona e na cidade, a região litorânea da Catalunha. Dirigir o novo Volvo foi uma descoberta das mais agradáveis para um SUV praticamente completo com 2,70 m de entre-eixos (10 cm maior que um Q3) e motorização justa. Na versão 2.0 T4 turbo de 190 cv e 300 Nm de torque as apostas são a partir de R$ 169,9 mil e, no topo da gama, T5 R-Design, o conjunto mecânico dois litros gera 252 cv e 350 Nm de força com a tração AWD e custará R$ 209,9 mil. O câmbio de oito velocidades é bem justo e a direção multifuncional é elétrica.

(foto: Jorge Moares/DP)
(foto: Jorge Moares/DP)


A plataforma CMA permite as dimensões de 4,42 metros de tamanho. O BMW X1 é 1 cm maior na categoria. O porta-malas, de 460 litros, achei suficiente. O sistema de som traz a assinatura de 12 alto falantes da Harman Kardon e nesse ponto o show tá garantido.

Central multimídia é um dos destaques da cabine(foto: Jorge Moares/DP)
Central multimídia é um dos destaques da cabine (foto: Jorge Moares/DP)


Vale lembrar que o XC40 terá que conviver com a herança de ser chamado de mini XC60 mas a proposta e a pegada do veículo é completamente pessoal. O lançamento é jovem, adota todos os gêneros e tem cara de carro ainda mais forte. João Oliveira, diretor comercial da Volvo, fala que o veículo complementa a gama de SUVs e a meta será a liderança dessa faixa de segmento premium.

O 40 da Volvo parece imprimir sensibilidade ao volante que certamente vai cativá-lo com uma rodada suave, mesmo no aro 20, de suspensão McPherson na frente e multi link na traseira. O modelo de entrada dá a opção das 18 polegadas. Na Momentum, rodas de 19 e preço de R$ 189,9 mil.

No visual, os faróis são direcionais e em LED assim como as lanternas. A tecnologia óptica é referência da Volvo que entende o quesito como questão de segurança. A silhueta remete à identidade do fabricante.

Por dentro, puro luxo com painel que recebe alumínio e, no centro, uma tela inteligente de nove polegadas com Android Auto e CarPlay sensível ao toque. O quadro de instrumentos é virtual e a cabine ainda pode ser decorada com um forro diferenciado de lateral de porta e assoalho.

Ver galeria . 5 Fotos Jorge Moraes/DP
(foto: Jorge Moraes/DP )


A Volvo criou um sistema que retirou os alto falantes da porta e manteve a acústica para o som. Opa! A gavetinha do banco do condutor e os porta-objetos são legais. Detalhe: você sabia que aqui na Europa os pais podem fixar a cadeirinha na frente e no carro existe predisposição para isso com os ganchos.

O porta-malas pode ser aberto pelo jogo da perna embaixo do para-choque. No modelo mais em conta não está disponível.

Segurança inclui o Volvo on Call com rastreamento do veículo em 100% dos carros nos dois primeiros anos gratuito e depois R$ 800 por 12 meses. São seis bolsas de ar de série. E a parte divertida é a City Safety que freia automaticamente se você vacilar no trânsito e o Lane Keeping Aid que faz a leitura da faixa assim como o Oncoming lane para trazer você de volta ao “rumo” da pista. O ACC também está lá para trazer a questão da direção semi autônoma. E por fim, não esqueça de customizar o teto. Esse azul das fotos com cobertura branca seria o meu recomendado.

Viajou a convite da Volvo

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação