A nova X-ADV foi pensada para ser aventureira sem esquecer da praticidade. Por isso, o propulsor responsável pela motocicleta é o bicilíndrico paralelo de 750 cc, 54,5 cv e 6,9 igual ao da Honda NC 750X. O motor está aliado a uma caixa de câmbio de dupla embreagem DCT, que oferece a possibilidade de optar pelo modo “D” para mudanças de marcha automáticas, ou o modo “S” que possui três níveis para mais esportividade.
Merecem destaque o espaço de 21 litros sob o assento, as suspensões de longo curso de 153,5 mm na dianteira e 150 mm na traseira e rodas com aros de alumínio de 17 e 15 polegadas calçadas com pneus mistos.
No quesito segurança, a nova X-ADV conta com pneus sem câmara e a presença de freios com sistema ABS de dois canais. Na roda da frente o disco é duplo com calipers de quatro pistões e fixação radial, enquanto na traseira o disco é simples com calipers de pistão duplo.
No desenho, a nova motocicleta conta com elementos de modelos consagrados como a Honda CRF 1000L Africa Twin. O painel de instrumentos é totalmente digital e o para-brisa é ajustável em cinco posições. Todas as luzes disponíveis são de LED e sob o banco ainda existe uma tomada de 12V.
Para acionar a motocicleta, a Honda disponibilizou a tecnologia de chave presencial Smart Key, a qual permite que a partida seja dada mantendo a chave no bolso. Importada do Japão, a Honda X-ADV conta ainda com três anos de garantia, além da assistência 24h da marca que funciona tanto no Brasil, como na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.