Oppama (Japão) - Espere pelo novo, pelo Nissan Leaf, apresentado na semana passada, durante o Salão de Tóquio, onde continua exibido. O carro foi anunciado pelo presidente da montadora no Brasil, Marco Silva, como automóvel de destino certo para o país. Sem dúvida, a sua estreia está garantida para o auto show de São Paulo, em novembro do próximo ano, quando o fabricante irá falar de preço e prazo para as primeiras entregas. No campo de provas de Oppama, no Japão, dirigimos o novo Leaf de direção suave (elétrica) que vai distanciar você do posto de combustível convencional. Com autonomia para 400 quilômetros, o Nissan entrega além de bom espaço interno, um visual agradável pronto para seduzi-lo como seu dono com argumentos do tipo " a garantia de oito anos para as baterias é certa e a recarga fácil de menos de uma noite para o modo full" são argumentos.
Se a decisão já foi tomada e a próxima compra (distante do mercado de entrada) será substituir seu carro atual por um híbrido ou elétrico, não deixe de considerar o Nissan. Espero que a versão oferecida no país esteja com o ProPILOT (modo de condução autônoma que mantém o carro na faixa de rolamento e na distância de segurança para o veículo da frente), ProPILOT Park (estacionamento automático) e e-Pedal (pedal inteligente) no elétrico que promete repetir a cena de ser o mais vendido do mundo. O modelo de emissão zero anda de forma suave, tem aquela largada silenciosa e não ronca portanto nada de emoção. Quer saber mais? O contato é feito por chave presencial, no topo da gama, som Bose e para acionar a transmissão automática variável, basta movimentar a pequena alavanca na posição drive. A central multimídia reflete os sensores externos com câmeras (esquema do Kicks) e o volante? Primo legítimo do SUV brasileiro. O porta-malas do Leaf tem 435 litros de capacidade. O barato da históra em termos de tecnologia presencial é o e-Pedal. Nele, o motorista da a partida, acelera e para o carro apenas tirando o pé do acelerador. Esqueça nesse ponto o pedal do freio. No começo é meio chato mas o costume chega logo quando a desaceleração vira rotina da direção.
Motor
O novo e-powertrain tem potência de saída de 110 kW (150 cv) o que significa 38% a mais que o Leaf da geração anterior. O carro também ganhou 26% detorque passando para 320 Nm. Fácil de provar na pista de Oppama, na largada e nas retomadas. O elétrico da Nissan oferece prazer ao volante na rodagem 215/50 aro 17, é bom de curva e freia bem. De acordo com a Nissan, outro avanço na engenharia da bateria de íons de lítio foi a melhoria dos eletrodos que resultou em maior densidade da energia e maior durabilidade da bateria em relação à carga e descarga. A Nissan também vai oferecer uma versão de bateria com mais potência e maior autonomia em
2018. Ah! Você pode carregar o carro enquanto vai dormir que o sistema é inteligente. E a "boca" do tanque fica em um compartimento na frente do capô.
Energia
A interface do aplicativo para smartphones permite que os usuários monitorem o status da carga do veículo, agendem a recarga – para se beneficiarem de tarifas de energia mais em conta e também encontrem o posto de recarga mais próximo.
Design
Mudou para melhor. A grade frontal com uns traços em 3D azul é “V-Motion” e dá a assinatura que faltava ao veículo. O visual hatch é harmonioso, as lanternas
traseiras são bonitas e um espóiler integrado ao desenho do vidro dá um visual menos conservador. O carro tem estilo, pode apostar porque gostei do que vi e dirigi.
Um painel moderno com quadro de instrumentos digital valoriza o azul a bordo e no display que apresenta a tecnologia Safety Shield, o status da carga do veículo e um indicador da energia disponível, bem como informações sobre o sistema de navegação e áudio. No NissanConnect, no Japão, o condutor poderá ver infos de localização e
horário de funcionamento de postos de recarga gratuitos e disponibilidade do posto de recarga. O proprietário também pode conferir o status da bateria do carro em seu smartphone.
Confira algumas imagens do Nissan Leaf:
Especificações
Comprimento total: 4.480 (m)
Peso com o veículo vazio: 1.490
Largura total: 1.790 (m)
Capacidade: 5 passageiros
Altura total: 1.540 (m)
Peso máximo autorizado: 1.765 – 1.795
Entre eixos: 2.700 (m)
Distância mínima do solo: 150 (m)
Porta-malas: 435 litros
Bateria: Motor elétrico
Tipo: Bateria de íons de lítio
Nome: EM57
Capacidade: 40 kWh
Potência máxima: 110 kW (150 cv) / 3283 / 9795 rpm
Performance Autonomia: 400 km (JC08)
Tempo de recarga (normal): 16 horas (3 kW) / 8 horas (6 kW)
Tempo de recarga de alerta para 80% (carga rápida): 40 minutos