Estado de Minas SEGURANÇA

Nota zero para o Ford Ka em teste de colisão

Segundo o Latin NCAP, a avaliação negativa foi influenciada pela baixa proteção oferecida ao passageiro em casos de colisão


postado em 27/10/2017 12:58 / atualizado em 27/10/2017 13:58

Ka havia sido testado em 2015 com testes de colisão frontal, conseguindo quatro estrelas para o ocupante adulto(foto: Latin NCAP/Reprodução YouTube)
Ka havia sido testado em 2015 com testes de colisão frontal, conseguindo quatro estrelas para o ocupante adulto (foto: Latin NCAP/Reprodução YouTube)
O Ford Ka recebeu nota zero em teste de colisão do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP. O principal responsável pelo péssimo resultado do hatch foi a baixa proteção oferecida ao passageiro em uma possível colisão. Em 2015, o carro conseguiu quatro estrelas para o ocupante adulto em testes de impacto frontal.

O modelo da montadora americana passou por dois testes que avaliaram a proteção de adultos e crianças em casos de acidentes. O compacto zerou no teste que analisou a proteção para ocupantes adultos - pontuação vai até cinco estrelas,

No caso de uma colisão lateral em direção ao assento de um ocupante adulto, o impacto poderá causar lesões graves no peito do motorista e a abertura da porta do automóvel. A área dos joelhos do condutor e do passageiro ao lado se revelaram estruturas perigosas, segundo a Latin NCAP.

A proteção para crianças do hatch teve desempenho melhor: três estrelas. O modelo dispõe de um sistema voltado para os pequenos que impede o deslocamento excessivo para a frente durante o impacto em crianças de três anos de idade. O SRI, Sistema de Retenção Infanti, também foi considerado bom na proteção de impactos lateral e frontal para crianças de 18 meses. Contudo, a entidade destacou negativamente a falta de cintos com três para todos o passeiros do banco de trás. 

 

A organização ressaltou que o Ka não possui airbags laterais, reforços na estrutura do veículo para colisões na lateral das portas e nem elementos que absorvam impacto. No teste de colisão frontal, uma alta penetração da barreira móvel foi constatada, como pode ser visto no vídeo.

 

 

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