É comum encontrar crianças apaixonadas pelo universo automotivo. Geralmente, a admiração vem do pai, mas com Lucas Pontual foi diferente. Para o pequeno, a paixão veio desde berço. Segundo a mãe Christiane Vasconcelos, o garoto começou o interesse por carros quando tinha apenas seis meses de idade, quando gostava de assistir às corridas automobilística na televisão e, nas ruas, não deixava de observar os automóveis que passavam. A partir daí ele não parou e, aos cinco anos, Lucas teve a sua primeira e maior conquista: se tornou piloto de kart.
Lucas Pontual sempre desejou ser piloto e o sonho vem dando certo. Após conseguir o feito, além de mãe, o garoto ganhou uma fã que sempre o acompanha. “Ele despertou muito cedo para esse universo. Em março, Lucas fez apenas um treino e já recebeu permissão para ficar”, comemora Christiane. Apesar de apoiar, a mãe teme e zela pelo filho. “No início eu pedia para ele pilotar devagar, mas ele sempre me passa confiança. Lucas desenha o que faz na pista e explica que também tem cuidado com os outros que estão correndo com ele”.
O pai Pedro Pontual se orgulha do empenho e da atenção que o pequeno piloto tem às pistas. “Lucas se diverte, mas também se dedica e sabe o que faz. Ele tem acompanhamento do coach Carlos Teixeira. Nas aulas, já aprendeu quando deve ultrapassar e sabe quando diminuir a velocidade”, garante.
Segundo Pedro, o esporte oferece crescimento pessoal, autoconfiança e sensibilidade para encontrar o limite pessoal e o da máquina. Mas, ainda assim, o pai alerta para os cuidados que tem com o filho. “Lucas treina pelo menos três vezes na semana. No próximo ano ele já vai competir. Porém, no dia que isso o prejudicar nos estudos, por exemplo, ele para”, conclui.