Estado de Minas FURGÃO

PSA investe no comércio trazendo o novo Jumpy, ou Expert, para o Brasil

Grupo lançou o Jumpy pela Citroën, que chega para brigar diretamente com a Sprinter e é uma aposta para alavancar as vendas no segmento no Brasil


postado em 10/10/2017 14:12 / atualizado em 11/10/2017 18:04

Chegada do novo Jumpy pela Citroën atualiza presença da PSA no segmento VUL no Brasil(foto: Thainá Nogueira / Esp. DP)
Chegada do novo Jumpy pela Citroën atualiza presença da PSA no segmento VUL no Brasil (foto: Thainá Nogueira / Esp. DP)
O grupo PSA atualizou a sua presença no segmento VUL no Brasil com a chegada do novo Jumpy pela Citroen. Produzido no Uruguai, o furgão começa a ser comercializado nas próximas semanas, tem três anos de garantia total e parte dos R$ 80 mil. A novidade é apenas para o mercado nacional, já que as vendas na Europa começaram há muito. O veículo também será comercializado pela Peugeot, com a nomenclatura de Expert e chega no mecado no mesmo período.

Novidade é importada do Uruguai e custa R$ 80 mil(foto: Thainá Nogueira / Esp. DP)
Novidade é importada do Uruguai e custa R$ 80 mil (foto: Thainá Nogueira / Esp. DP)
O utilitário deve agradar quem procura um veículo para um food truck, ambulância, acessibilidade, transporte escolar, entre outras. Isso porque é vendido nas versões de furgão e furgão/passageiro. Inclusive, uma das novidades desta opção é que agora o assento do passageiro lateral pode ser levantado  contra a divisória e abrir um volume com assoalho plano de até 4 m de comprimento útil. Também pode ser encarado como um escritório móvel, já que conta com mesa escrivaninha orientável e suportes de tablet e smartphone. São 60 litros de porta objetos.

Veículo também será comercializado pela Peugeot, com a nomenclatura de Expert(foto: Citroën / Divulgação)
Veículo também será comercializado pela Peugeot, com a nomenclatura de Expert (foto: Citroën / Divulgação)
Mecanicamente falando, o furgão apresenta um motor 1.6 a diesel que gera 115 cv. Esses números suportam uma carga de 1.500 kg que podem ser transportada, sempre com capacidade de três pessoas no banco da frente.  O consumo fica na casa dos 11,4 km/l na cidade. O Jumpy encara rivais como o Renault Master, Mercedes-Benz Sprinter, Kia Bongo e Hyundai HR.

Citroën produziu o primeiro furgão do mundo com tração dianteira, o Type H, em 1957(foto: Thainá Nogueira / Esp. DP)
Citroën produziu o primeiro furgão do mundo com tração dianteira, o Type H, em 1957 (foto: Thainá Nogueira / Esp. DP)
Com direção eletro hidraulica, o veículo se assemelha na sua dirigibilidade a um carro de passeio. Não dá para perceber o tamanho dele enquanto se pilota.  Mesmo com 5,3 metros de comprimento e 1,93 de altura. Vale lembrar que a cabine é silenciosa. Os itens que vem de série no veículo e auxiliam a condução são na média. Destaque para o controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e o limitador e regulador de velocidade.


Modelo é vendido nas versões de furgão e furgão/passageiro(foto: Citroën / Divulgação)
Modelo é vendido nas versões de furgão e furgão/passageiro (foto: Citroën / Divulgação)
A Citroen é pioneira no segmento de furgões. Produziu o primeiro no mundo com tração dianteira, o Type H, em 1957. No Brasil, a marca nunca teve muito destaque nas vendas dos veículos do tipo. Mas na Europa, é líder na Bélgica, França, Portugal e Espanha. O Jumpy fica com a missão de alavancar os emplacamentos do grupo, que já anunciou o lançamento de três novos veículos em breve.

 

Furgão apresenta um motor 1.6 a diesel que gera 115 cv(foto: Citroën / Divulgação)
Furgão apresenta um motor 1.6 a diesel que gera 115 cv (foto: Citroën / Divulgação)

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação