O Salão de Frankfurt já está sendo um marco antes mesmo de acontecer. Diversos fabricantes importantes para o mercado europeu não estarão nesta edição, isso mostra que existe uma mudança no pensamento dessas montadoras que, somadas, representam 20% das vendas na Europa. Este ano, nove marcas importantes desistiram do Salão: Fiat, Mitisubishi, Nissan, Peugeot, Volvo, DS, Infiniti, Alfa Romeo e Jeep. Algumas até com lançamentos que merecem destaque, como é o caso do XC40 da Volvo, seu crossover de entrada. O Nissan Leaf renovado, que também era bastante esperado, não aparecerá em Frankfurt.
Os Salões da Alemanha e França acontecem sempre no segundo semestre e se alternam a cada ano. O de Genebra é celebrado no início de todo ano. Muitas marcas usam a estratégia de exibir seus modelos apenas no primeiro semestre, deixando de lado os outros eventos.
Alguns executivos defendem a bandeira de que Genebra é mais democrático, como é o caso do chefe de vendas e marketing da Ford da Europa, Roelant de Waard. A organização do Salão da Suíça restringe o orçamento de cada empresa por estande, dessa forma evita que alguma marca se sobreponha visualmente a outra, sem falar que, em Genebra, não há preferência por marcas locais, todas são bem-vindas.
A ausência das montadoras no Salão de Frankfurt pode ser justificada, também, pelo investimento em eventos próprios. Isso leva as montadoras a receberem atenção especial do público, sem precisar concorrer com outras marcas, como em um Salão.
Uma reclamação frequente das fabricantes é o excesso de lançamentos simultâneos que acontecem nos salões, diminuindo, assim, o destaque individual de cada modelo. “São tantas marcas, com tanto conteúdo, que isso viola a primeira regra da comunicação: seja focado”, aponta Roelant de Waard.