Estado de Minas TRÂNSITO

Motociclistas, a vida é muito melhor com vocês

Campanha do Detran-PE visa educar motociclistas para um trânsito mais humano e seguro


postado em 06/09/2017 08:41

As ações irão orientar motoristas até dezembro(foto: Nando Chiappetta/DP)
As ações irão orientar motoristas até dezembro (foto: Nando Chiappetta/DP)
Se aventurar no trânsito recifense não é uma tarefa fácil. Segundo dados do Detran-PE, em Pernambuco, 74% dos acidentes de trânsito envolvem motociclistas. De acordo com o órgão, atitudes como pilotar com atenção e cuidado, sempre dotados de equipamentos de proteção, podem contribuir para um trânsito mais eficiente e seguro. Para instruir os motociclistas, o Detran-PE está com uma nova campanha, que tem como mote A vida é muito melhor com você, com o objetivo de educar os pilotos. As ações contam com Blitze realizadas todas às quartas-feiras na Av. Recife e seguirá orientando motociclistas até dezembro.  

Embora o trânsito não seja apenas composto por motocicletas, na atual campanha os motociclistas estão recebendo uma atenção maior. Segundo a orientadora educacional Rilza Melo os dados assustam. “Sempre montamos campanha devido ao altos índices de acidentes, cerca de 74% dos acidentes no trânsito envolvem motociclistas. A ação visa educar os pilotos e mostrar que há alternativas para os transtornos do trânsito. É possível pilotar com cautela e atenção”, explica.
Apesar de pouca experiência, o promotor Matheus Vinicius celebra por dirigir de forma consciente no dia a dia(foto: Nando Chiappetta/DP)
Apesar de pouca experiência, o promotor Matheus Vinicius celebra por dirigir de forma consciente no dia a dia (foto: Nando Chiappetta/DP)

Um trânsito mais seguro só acontece com a colaboração de todos. Aos 21 anos, apesar de pouca experiência, o promotor Matheus Vinicius celebra por dirigir de forma consciente no dia a dia. “Hoje você tem que dirigir por você e pelo outro. Nunca me envolvi em nenhum problema no trânsito e cuido para nada acontecer”, comemora.

Para o Detran-PE, se você respeitar o trânsito, ele vai respeitar você. Confira as dicas para os motociclistas:

Preencha na via o mesmo espaço que um automóvel ocuparia, sempre mantendo uma distância segura.

Nunca trafegue sobre calçadas ou canteiros centrais

Sinalize suas intenções usando as luzes indicadoras de direção e, antes de efetuar manobras, olhe para os dois lados e pelos retrovisores

Se a pista estiver molhada, lembre-se de que a distância e o tempo necessários para frear o seu veículos aumentam

O capacete é o equipamento de segurança de maior importância e obrigatório tanto para o motociclista como para o passageiro

Além do capacete, use sempre roupas resistentes, com mangas longas, calças compridas, luvas e botas apropriadas

A viseira deve ser mantida abaixada e trocada sempre que estiver arranhada

Dê prioridade aos pedestres mesmo fora da faixa

Crianças menores de 7 anos não devem ser conduzidas na motocicleta

Nunca consuma bebida alcoólica se for pilotar

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação