Sem estar nos planos de renovação da VW - prevista para ocorrer até 2020 -, o Fox já não é mais comercializado na Europa sendo mais um indicativo do seu desaparecimento. Oficialmente, o discurso da marca é de que os quatro compactos - Gol, Up!, Fox e Polo - possuirão públicos distintos ainda que pese o fato dos seus preços se sobreporem. A Volks afirma que o Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Honda Fit serão os concorrentes do novo Polo. Mas, todos os citados, dependendo da versão, brigam diretamente com o Fox, que tem preço incial de R$ 46.890, na versão Trendline 1.0 (a Comfortline 1.6 8v de R$ 53.990 é a mais vendida). A expectativa é que o novo Polo 1.0 MPI (aspirado) deva partir dos R$ 50 mil e com isso se posicione como o carro mais caro do mercado com essa motorização.
Outro motivo apontado para a descontinuação da linha Fox (incluindo SpaceFox, SpaceCross e CrossFox) é a fabricação. Toda ela é produzida na fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR). No local, também são fabricados o VW Golf, Audi A3 Sedan e Audi Q3. A partir da segunda metade de 2018, o SUV compacto T-Cross e uma pipape intermediária serão produzidos na fábrica, sendo necessário abrir espaço para acomodar a fabricação desses modelos.