Esteticamente, o que não falta são vincos. A grande dianteira chama atenção e o modelo está disponível com faróis Full LED com luzes de setas dinâmicas. A tampa traseira envolve as colunas, característica típica dos veículos da família Q. Um difusor de ar integra as saídas de escapamento.
Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m, o novo Q5 cresceu em relação à geração anterior. Apesar disso, o peso foi reduzido em aproximadamente 50 kg.
O interior oferece bastante espaço para cinco ocupantes e se destaca com os itens tecnológicos que são de série. O ar-condicionado de três zonas é exemplo disso. O banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. Dependendo da posição do assento, o compartimento de bagagem varia de 550 a 610 litros, 10 litros a mais que na geração anterior. Com o banco traseiro rebatido, o volume aumenta para 1.550 litros. O carregamento do porta-malas é simplificado por soluções inteligentes como abertura e fechamento elétrico com sistema hands-free.
Em todas as versões, o novo Q5 é equipado com o potente e eficiente motor 2.0 TFSI a gasolina. O propulsor desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. Em termos de desempenho, o SUV chega aos 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 237 km/h. A transmissão é sempre S tronic de sete velocidades com dupla embreagem. O motorista pode fazer as mudanças por meio da alavanca ou de shift paddles atrás do volante.
Os preços partem de R$ 244.990 na versão Attraction, R$ 274.990 na opção Ambiente e R$ 292.990 na topo de linha, a Ambition.