Estado de Minas ALERTA

Cinto no banco de trás: segurança para todos

O uso do cinto de segurança no banco traseiro é tão importante para o passageiro quanto para o condutor do veículo


postado em 08/08/2017 10:29 / atualizado em 08/08/2017 15:27

O uso do cinto é obrigatório tanto no banco da frente como no banco de trás(foto: Brenda Alcantara/Esp.DP/D.A Press)
O uso do cinto é obrigatório tanto no banco da frente como no banco de trás (foto: Brenda Alcantara/Esp.DP/D.A Press)
Quando você sai com os amigos, você costuma pedir para eles colocarem o cinto de segurança no banco traseiro? Se sim, você poderá salvar não só as vidas deles, mas a sua, em uma possível colisão. No Brasil, não utlizar o item de segurança quando se viaja no banco de trás é um hábito comum. Seja porque os cintos estão "escondidos" no estofamento do carro, seja porque o trajeto é curto e "não vale a pena o desconforto". Ou o veículo está com sua lotação máxima e colocar o seu cinto pode ser um verdadeiro desafio.

Você tem mais um motivo para alertar seus amigos para o uso do equipamento: é que eles estando com os cintos devidamente afivelados poderão salvar a sua vida também. O IIHS, instituto de segurança viária dos Estados Unidos, publicou um vídeo que mostra o forte impacto causado pelo passageiro do banco de trás, sem cinto, no motorista a sua frente em uma batida. A colisão acontece em uma velocidade relativamente baixa: 56 km/h. Porém, o condutor é pressionado fortemente contra o volante.

 

Segundo o Cesvi, Centro de Experimentação e Segurança Viária, em uma colisão a 50 km/h, por exemplo, um adolescente de 50 kg sem cinto no banco traseiro pode ser arremessado contra os passageiros da frente com um peso aproximado de 1 tonelada.

O uso do cinto é obrigatório tanto no banco da frente como no banco de trás e o descumprimento é uma infração grave com multa de R$: 197,23. São cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nos EUA, o uso do cinto no banco de trás também não é muito "popular". O IIHS entrevistou 1.172 pessoas e  72% disseram utlizar o item quando estão no banco de trás. Esse número é baixo quando comparado a quantidade de entrevistados que relataram usar o cinto no banco da frente: 91%.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação