Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 23/04/2017

Colunista fala sobre o investimento das montadoras nos compactos


postado em 24/04/2017 10:00

A movimentação em torno do mercado dos carros compactos pelo menos dá uma leve esfriada no tema dos SUVs, automóveis de preferência nacional e que tomam conta da mídia especializada. O Up! 2018 e o novo Fiat Argo são figurões que entram em cena para conquistar os consumidores urbanos, de pequenas famílias e até mesmo aqueles que são adeptos dos veículos menores, os brasileiros "europerizados". Vamos usar o termo? Veja bem, pela frente dessa onda de apresentações ainda virá o Volks Polo, como principal atração da marca alemã, e símbolo da renovação para os concessionários. Dezenas de revendedores VW estiveram na Alemanha para conferir o que vem pela frente e animar as empresas que cobram, desde o ano passado, a reação da marca. A Fiat, um pouco mais rápida, corre para apostar tudo no Argo, sua variação hatch que será seguida pelo sedã. Outra linha de cobrança, de quem distribui os modelos de Betim e a Toro de Goiana, é o SUV compacto, da mesma plataforma do novato Argo e em faixa de preço inferior à do Jeep Renegade. Imagine o que vem pela frente e como a indústria está se movimentando para alimentar a cadeia e despertar a economia. Vejo nisso alguns gestos de crescimento, que já comentamos por aqui, vide o aumento das vendas de março em relação ao mesmo período do ano passado. Aos poucos, entre um lance e outro, veremos um mercado mais justo e rico como merece ser o Brasil.
 
E o Fox?
No lançamento do Up! reestilizado, a Volks afirmou que não esqueceu do Polo, que dever ser o principal lançamento para 2017. O desafio é encaixar mais um hatch na família que já conta com Gol, Up!, Fox e Golf. O Fox provavelmente sairá de cena em 2018/2019. O Polo com versões de preços semelhantes e o novo  Up! explicarão essa decisão.

S10 flex
Na segunda-feira a Chevrolet apresenta para o mercado das picapes médias o modelo da S10 com motor flex e câmbio automático. A picape com a tecnologia, que permite o consumo do Etanol, será testada pela nossa equipe no interior de São Paulo.

Motor Show
André Cavalcanti da Libre/JM Produções confirma na primeira semana de maio o lançamento do Motor Show Pernambuco, no Rio Mar. Será entre os dias 7 e 17 de dezembro.

Fim do Inovar-Auto
Com o fim do programa Inovar-Auto no final do ano, o governo federal já começou a discutir uma nova política industrial para o setor automotivo. Com o título de Rota 2030 tem como intuito criar um grupo de trabalho para planejar um programa que dure mais do que os quatro anos.

Up! também no preço
O compacto da Volkswagen ficou bacana, evoluiu como produto. Conheci nas concessionárias e destaco o Take Up completo por R$ 42,9 mil e o Cross por R$ 55,6 mil na melhor opção urbana. Melhor poque é estiloso e capaz de passar bem pelos buracos.
 
Royal Enfield
Marca centenária britânica especialista em motocicletas com visual mais clássico abrirá as portas à sua primeira concessionária na cidade de São Paulo nesta segunda. Com três modelos disponíveis, a montadora aposta na categoria de 500cc para dar um contra-ponto ao visual moderno da familia CB 500 da Honda Volvo elétrico.

A Volvo
Durante o Salão de Xangai a Volvo anunciou que irá produzir seu primeiro carro totalmente elétrico na China. A fabricante ainda não revelou mais informações sobre o modelo, mas já adiantou que o veículo terá como base a plataforma compacta CMA e que dará origem ao novo XC40.

Revista Terra
Terei a honra de ser destaque da nova edição da revista que será lançada na próxima quinta-feira (27) às 19h, na Rota Premium Volvo e nos dias 9 e 10 de maio nas cidades de Caruaru e Garanhuns. O presidente da Volvo do Brasil, Luis Resende, confirmou presença.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação