Os pneus da motocicleta são os principais suportes para o veículo. A maioria já sabe desse fato, mas poucas pessoas entendem o processo do uso correto dos pneus. O cuidado com a compra, a troca e a manutenção diária desse equipamento proporciona a segurança do piloto e do passageiro.
A calibragem dos pneus é, também, um fator essencial para torná-los mais duradouros. “Não existe uma calibragem padrão, a atenção para quem pilota é apenas a medida. Por exemplo, se for uma CG 160 cilindradas a calibragem seria de 25 na dianteira e 29 na traseira”, conta Bernardo. O piloto deve estar atento ao adesivo que vem na capa de corrente. “90% das pessoas fazem calibragem errada por desinformação e por não se preocuparem em ler o manual”, comenta.

O vendedor da Honda, Tiago Alves, dono de uma Fan 150 2013, tem uma técnica que não aconselhamos para não desgastar os pneus. “Deixo sempre o freio um pouco baixo para quando for preciso frear de vez e ajustar a aderência.”, conta. A atenção com a calibragem também é constante e a troca é seletiva. “Calibro os pneus a cada 15 dias”, comenta.
Dicas
- Leia o manual do pneu sempre que for comprar
- Tenha cuidado na aceleração com os pneus novos nos primeiros 100 km
- Faça a calibragem semanalmente
- Verifique o TWI sempre quando fizer a calibragem
- Não ande com pneus carecas, principalmente em períodos chuvosos